Estratégias de marketing para lojas virtuais

As lojas virtuais já são uma realidade para o consumidor brasileiro! E, com as mudanças no modo de consumo que surgiram a partir da pandemia, o e-commerce cresceu muito: em 2021, as vendas online tiveram alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Porém, para que as vendas sigam tendo sucesso, é importante pensar em estratégias de marketing para lojas virtuais.

Siga a leitura e saiba como aplicar algumas das principais estratégias que unem o online ao off-line de maneira sólida e bem elaborada!

Marketing para e-commerce: a importância da conexão com o público

O marketing digital é o conjunto de ações feitas com o objetivo de promover e divulgar serviços e produtos no ambiente online.

Nesse sentido, lojas e empresas focadas no físico também podem se beneficiar, afinal, conseguem atingir novos consumidores e construir uma imagem forte e positiva.

Porém, o marketing para lojas virtuais é mais do que necessário, já que seu ambiente é o digital, portanto é preciso construir um espaço sólido de alcance ao público.

Como não há um espaço físico onde os consumidores podem conversar pessoalmente e interagir no “olho no olho”, a conexão desenvolvida online é a chave para transformar visitantes e seguidores em clientes.

5 estratégias de marketing para lojas virtuais

Antes de começar a por as estratégias em prática, é importante fazer um planejamento com objetivos e definição do público-alvo, ou seja, definir quem é o cliente ideal da loja e voltar os conteúdos para a linguagem e interesse desse grupo.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos mais utilizados hoje em dia!

Seu foco é oferecer conteúdo de valor ao público, sem necessariamente já ofertar um produto nessa postagem.

A ideia é desenvolver um relacionamento onde o consumidor vê a marca como uma “amiga”, muito além de apenas uma loja. Assim a valorização cresce e, consequentemente, as vendas também.

O mais importante é criar conteúdos que façam sentido ao consumidor e que solucione dores, facilite o dia a dia, auxilie de alguma maneira.

Uma loja de acessórios, por exemplo, pode dar dicas de como combinar acessórios com X tipos de roupas, trazer tendências em primeira mão e dicas de moda no geral.

2. SEO

SEO é a otimização de postagens em site e blog para mecanismos de busca.

Funciona para que quando o consumidor busque um termo no Google, por exemplo, chegue até a loja.

Para fazer, é necessário definir palavras-chave estratégicas e que de fato são buscadas pelos consumidores.

Por exemplo: “acessórios prateados”, “acessórios em ouro” ou, sendo ainda mais específico, “acessórios para looks casuais”.

É importante incluir SEO na descrição dos produtos em si, mas também fazer através do blog. Textos focados no marketing de conteúdo, ou seja, com dicas e soluções, tem grandes chances de alcançar pessoas interessadas que podem se tornar clientes.

3. Mídia paga

Apesar de o conteúdo orgânico ter a possibilidade de alcançar muitas pessoas, o universo digital é muito grande e, para se destacar, é importante considerar a mídia paga (anúncios).

Os anúncios feitos através do Google Ads tem dois principais formatos:

1. Exibir links na página de resultados do buscador, ou seja, estar no topo quando alguém busca por palavras-chave que relacionam à loja. No caso da loja de acessórios, poderia ser “onde comprar acessórios acessíveis”.

2. Anúncios na rede de display, que são as mídias que aparecem em banner em sites, blogs, youtube e alcançam o público pré-determinado através do histórico de busca (seus interesses).

4. E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma estratégia valiosa para nutrir os leads: pessoas já cadastradas na loja ou que visitaram e, através dos cookies, é possível chegar até elas.

Os e-mails devem ser leves, naturais e com o intuito de gerar aproximação.

Pode ser utilizado tanto para “buscar” um cliente que abandonou o carrinho, oferecendo descontos, quanto para enviar novidades personalizadas ou até mesmo enviar conteúdo de valor (foco no marketing de conteúdo).

5. Diferencial: materiais gráficos personalizados para experiências únicas

Engana-se quem pensa que uma loja virtual não se beneficia de materiais gráficos!

Apesar de o foco ser o digital, os materiais podem ser utilizados para criar experiências únicas no off-line, ou seja, quando o cliente recebe seu pedido.

Dessa maneira a atenção e conexão desenvolvidas online seguem no off-line – isso é de extrema importância para fidelizar o cliente!

Duas excelentes opções são brindes, como marca-páginas, adesivos e canetas – para gerar surpresa e demonstrar valorização, o cliente se sente querido, e materiais para compor o envio – como panfletos que podem ser com instruções de uso, agradecimento, envio de cupom de desconto para a próxima compra ou até mesmo com alguma mensagem carinhosa ou divertida.

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