Marketing de conteúdo: afinal, o que é?

O marketing é o estudo do relacionamento entre empresas e consumidores a fim de criar uma estratégia capaz de alcançar o público-alvo e cativá-lo para que possam se tornar consumidores.

Dentre tantas estratégias atuais, o marketing de conteúdo é uma das mais utilizadas para conquistar melhores resultados de maneira efetiva.

Continue a leitura e entenda mais sobre como aplicar essa ferramenta poderosa no seu negócio!

O que é o marketing de conteúdo e quais as vantagens?

Bem como o nome sugere, se trata de focar o marketing no conteúdo oferecido ao público. Ou seja, não é sobre oferecer o produto diretamente,  e sim sobre incluir conteúdo de valor para que o público-alvo encontre a marca nas redes sociais e a conheça.

O foco não é inicialmente no comercial e sim no informativo, ajudando a criar AUTORIDADE na área.

Dessa maneira a empresa pode se tornar referência em algum assunto, além de estar contribuindo com informações relevantes para o público.

Outra grande vantagem é marcar presença digital com constância e HUMANIZAR a marca, criando laços com os consumidores.

Um bom exemplo é uma empresa de alimentos, que vende produtos como cereais e grãos. Ao invés de apenas divulgar o seu produto, essa empresa pode criar conteúdos com dicas úteis como receitas, entrevistas com nutricionistas e dicas para uma alimentação diária.

Além de oferecer algo ao possível consumidor, auxilia no funil de vendas, pois vai nutrindo o cliente e fixando a marca na mente dele. Pode ser que não se torne um consumidor de maneira imediata, mas ao estar próximo da marca ele irá lembrar e buscar quando precisar.

Como investir no conteúdo de valor?

marketing de conteúdo dicas

O conteúdo de valor pode ser aplicado em inúmeras redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Blog, o que vale é a produção de conteúdo conhecendo o público-alvo, suas “dores” e adequando a linguagem para cada rede.

No Instagram os conteúdos podem ser mais instantâneos. Seguindo a linha da empresa de alimentos, um bom exemplo seria mostrar exemplos de pratos saudáveis e convidar os seguidores a participar de enquetes nos stories.

Já no blog (área no site da empresa), é interessante criar um conteúdo com maior densidade, podendo ser uma entrevista, uma explicação maior sobre um componente de um produto e assim por diante.

Aplicar o SEO nos artigos é essencial para que seja encontrado no google, aumentando a chance de cativar novos clientes.

Pode também ser utilizado no e-mail marketing, enviando conteúdo para a base de clientes cadastrada.

Lembre também da importância de pensar no marketing como um todo, incluindo ações “off” com o uso de impressos e brindes! Assim se forma uma estratégia completa.

Esperamos que a dica tenha sido útil e que você aplique no seu negócio! Conte com a Gráfica Expanssiva e continue nos acompanhando para mais informações de qualidade.

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