Marketing de relacionamento: saiba como aplicar!

Você já refletiu sobre a importância de manter um bom relacionamento com o cliente? Muito além de cativar, conquistar e impressionar com um bom produto ou serviço, criar um relacionamento é essencial para que a sua marca seja vista com destaque aos olhos do cliente.

Continue a leitura e entenda mais sobre o marketing de relacionamento e como aplicá-lo!

A importância da comunicação personalizada

O consumidor atual valoriza – e muito – o contato mais direto, humanizado e próximo da empresa. Hoje isso é um diferencial!

Quanto mais querido e valorizado o cliente se sente, maiores são as chances de fidelização, o que também significa retorno do consumidor e divulgação espontânea feita por ele. Excelente, não é?

Também conhecido como CRM (Customer Relationship Management), o Marketing de Relacionamento é uma estratégia eficaz para estreitar os laços com os consumidores através de canais de comunicação personalizada e estratégias desenvolvidas para gerar maior conexão.

A principal característica é uma comunicação mais personalizada, que considera o vínculo com cada cliente, demonstrando interesse em entender suas necessidades e entregar exatamente o que ele precisa quando se trata dos seus produtos e serviços oferecidos.

A ótima notícia é que essa metodologia pode ser aplicada tanto em lojas virtuais, com foco apenas em e-commerce, quanto em lojas e empresas físicas e que mantém contato diário com os clientes!

Estratégias para um excelente marketing de relacionamento: online e off-line

Conhecer o consumidor é regra para entender como se comunicar com ele, através de quais canais e com qual linguagem. Essas informações podem ser analisadas em cadastros, insights de redes sociais e análise de dados.

Conhecendo o cliente mais afundo, oferecer um bom atendimento é crucial! Seja em canais digitais ou pessoalmente, atender cada cliente com atenção, demonstrando interesse e conhecimento no seu perfil é tão importante quanto oferecer um bom produto.

O atendimento do Nubank, por exemplo, é uma ótima referência: personalizado, ágil e humano.

Leia também: marketing human to human

Em canais digitais, online, fortalecer a presença digital com conteúdos bem personalizados conforme o público-alvo é importante para manter constância. Mas, além disso, o que é um diferencial nesse ponto é responder comentários, mensagens e interagir com o cliente – faz parte de um bom atendimento.

Indo além, pedir feedbacks e respondê-los, sejam negativos ou positivos, é parte importante da valorização e humanização na construção do marketing de relacionamento.

Relacionamento com o cliente e o sucesso dos brindes!

Para empresas com negócios que também são físicos, é importante acrescentar estratégias off-line – sim, é possível, e pode ser a chave do sucesso!

Programas de fidelidade podem auxiliar muito no relacionamento, além de oferecer descontos exclusivos para já então clientes – online e off-line.

Já os brindes, estratégia de longa data que segue como uma das principais, é uma excelente maneira de demonstrar valorização e estreitar relacionamento com o cliente.

O brinde é como um presente! Ao oferecer para os clientes, seja em processo de negociação ou ao fechar uma compra, você gera uma surpresa e uma demonstração de importância pelo consumidor.

marketing de relacionamento

E, além disso, o brinde também trabalha por você: ao utilizá-lo, o consumidor dissemina a sua marca. Mas, para isso, ele precisa ser útil, de boa qualidade e ótimo visual!

Cadernos personalizados, canecas, canetas, cartões, squeezes e até mesmo moleskines são apenas algumas das ótimas opções de brindes úteis e que auxiliam na construção do branding através do uso pelo cliente, além da fidelização e relacionamento.

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E, dica de ouro da Gráfica Expanssiva: negócios com foco no digital também podem oferecer brindes! No caso de produtos físicos, podem ser enviados juntos. Já para negócios 100% digitais, brindes podem ser e-books e descontos.

Interessante, não é? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil! Conte conosco para criar brindes personalizados de alta qualidade e desenvolvidos totalmente online, facilitando o seu dia a dia. Entre em contato!

1 Resultado

  1. julho 24, 2023

    […] Neste texto, exploraremos os motivos pelos quais as cadernetas personalizadas são uma ótima opção de brinde, os diferentes modelos disponíveis, como as capas de couro sintético e as emborrachadas em diversas cores e tamanhos, além de enfatizar a importância de aplicar o logotipo da empresa para maximizar o impacto da estratégia de marketing. […]

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