Instagram para fisioterapeutas: dicas e estratégias

O Instagram é um excelente canal para divulgar serviços e demonstrar qualificação para conquistar novos clientes, isso é fato! E por isso mesmo não seria diferente para profissionais da área da saúde, que hoje podem aproveitar as vantagens de divulgar seus trabalhos de maneira digital.

Continue a leitura para conferir dicas e estratégias de instagram para fisioterapeutas!

instagram para fisioterapeutas

Marketing para fisioterapeutas:  vantagens da presença digital

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos – sendo que 500 milhões acessam a plataforma diariamente, o Instagram é a rede social do momento e, por isso mesmo, é essencial que profissionais e empresas tenham presença digital forte e frequente na plataforma.

Os hábitos de consumo mudaram e, diferente de alguns anos atrás, quando as indicações profissionais aconteciam mais no “boca a boca” e através de grandes anúncios, hoje as redes sociais são muito utilizadas para conhecer e buscar profissionais.

É muito comum que alguém precise encontrar um fisioterapeuta e então pesquise no Google para encontrar opções, ler feedbacks, ver a localização…

Nessa mesma busca o usuário diretamente já encontra o Instagram do profissional, que hoje é visto como um grande portfólio e uma ferramenta de prova social – ou seja, ter presença ativa e interessante na rede é uma maneira de comprovar qualificação e trabalhar o marketing pessoal, gerando interesse.

Além disso, quanto mais utilizado o Instagram, mais provável é que os pacientes façam stories e/ou publicações com o profissional, mostrando sua sessão, indicando…é uma divulgação espontânea e gratuita, muito vantajosa!

Instagram para fisioterapeutas na prática: dicas de ouro!

Desenvolver um planejamento estratégico é a chave de ouro para não apenas estar presente na rede, mas também ter um conteúdo de qualidade que incentiva a chegada do público e o contato para contratar o serviço.

Confira as principais dicas para elevar o seu trabalho como fisioterapeuta com o Instagram:

#1 Defina o público-alvo!

Ter o público-alvo em mente é o ponto de partida para criar conteúdo de qualidade, afinal, todas as postagens devem fazer sentido para o paciente que o fisioterapeuta deseja alcançar.

Essa definição depende do objetivo, ou seja, dos serviços que o profissional oferece e quem ele atende.

No caso de fisioterapeutas com foco em terceira idade, o conteúdo deve ser desenvolvido com linguagem próxima a desse grupo, assim como as referências, imagens e estilo de conteúdo – mais sério e objetivo.

Se o público-alvo é de jovens atletas, segue a mesma lógica! A linguagem deve ser adaptada e os conteúdos informativos desenvolvidos com assuntos relacionados.

Dessa maneira os conteúdos atingem diretamente as pessoas certas e que tem maior possibilidade de contratar o serviço.

#2 Invista no design e use as ferramentas da plataforma

A primeira impressão é a que fica, certo? O instagram é como um portfolio digital que deve chamar a atenção na primeira visita!

Para isso é essencial contar com uma identidade visual completa (a mesma utilizada no cartão de visita, panfletos e receituários) para assim manter uma unidade visual através das cores e fontes utilizadas nas postagens.

Além de agradável visualmente, transmite profissionalismo e seriedade – importante para gerar confiança!

Leia também: como definir a minha identidade visual?

Aproveitar as ferramentas disponibilizadas, como os destaques, também auxilia nessa construção de confiança!

Ao criar destaques, o profissional pode destacar conteúdos importantes que serão vistos mais rápido pelo público.

O fisioterapeuta pode, por exemplo, criar um destaque com horários de atendimento, formatos, endereço, etc.

Além disso, pode ser utilizado estrategicamente para reunir feedbacks e assim demonstrar prova social, gerando confiança e despertando interesse em possíveis novos pacientes.

#3 Crie conteúdo de maneira estratégica e atual

Não basta publicar imagens demonstrando o serviço, é preciso criar conteúdo e entregar algo de valor ao público!

Conteúdos educativos e informativos (como dicas de alongamentos, explicações sobre os diferentes tipos de atendimentos de fisioterapia, conversas sobre a importância do exercício físico), de identificação (aqui podem entrar “memes” e assuntos do momento), compartilháveis (frases motivacionais, dicas valiosas) são apenas alguns exemplos que podem ser aplicados.

Humanizar o conteúdo também é importante! Isso significa gravar stories conversando com os seguidores, dividindo a rotina, mostrando bastidores, contando mais sobre o trabalho e abrindo caixinhas de perguntas para incentivar a participação.

Hoje isso é muito valorizado pelo público, assim como os conteúdos em vídeo (IGTV e reels).

Lembre-se de conferir o código de ética para fisioterapeutas para criar conteúdo permitido de acordo com as resoluções. Clique aqui para conferir!

Interessante, não é? Esperamos que as dicas de instagram para fisioterapeutas sejam úteis ao seu negócio!

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