Qual a resolução ideal para seu banner?

O dimensionamento inadequado de imagens para impressão é um erro comum cometido por designers gráficos, seja por dimensionar o arquivo com uma baixa resolução ou com mais resolução do que deveria para um determinado impresso.

Essa falha muitas vezes não significa, necessariamente, que o profissional não teve atenção ao fazer o fechamento da imagem, muitas vezes o motivo é o simples desconhecimento de algumas normas que devem ser seguidas ao definirmos a resolução para impressão de um banner.

Neste artigo você vai aprender a adequar uma resolução levando em consideração o tamanho do banner que pretende imprimir. Entretanto, antes vamos entender alguns conceitos sobre resolução de imagens.

Afinal, o que é resolução de imagem?

A resolução mede uma determinada quantidade de pixels que cabe entre a largura e a altura de uma imagem. Por sua vez, pixels é uma unidade mínima de imagem, algo equivalente a um ponto colorido, uma imagem é formada por diversos pontos coloridos, ou seja, diversos pixels.

Qual a resolução ideal para seu banner?


A qualidade da resolução é definida pela quantidade de pixels por polegada. Dessa forma, quanto mais pixels por polegada, melhor será a resolução da imagem, e tornando assim possível perceber mais detalhes no trabalho, muitas gráficas vão exigir uma resolução mínima para que o material seja aceito para a impressão.


Ao entender essa dinâmica, parece um pouco obvio que ao configurar um arquivo devemos optar pela maior taxa de DPI possível, assim a imagem ficará perfeita. Errado, existe uma relação entre o DPI de uma imagem e o tamanho que ele será impresso. Então como saber qual é a resolução correta?

Como escolher a resolução do arquivo de acordo com o tamanho do banner?

Por padrão os designers costumam dimensionar o arquivo com 300 DPI afim de obter uma melhor resolução, principalmente se o arquivo será impresso. Isso faz com que, normalmente, a imagem esteja adequada para ser impressa em grandes formatos sem perder a qualidade.

Mas algo que deve ser considerado é que, quanto maior o DPI, maior será a resolução e consequentemente maior o tamanho do arquivo, em um banner grande esse tamanha é consideravelmente maior.

Por exemplo, em uma imagem com 300 DPI que foi projetada para ser impressa em um banner A4, a imagem não terá mais do que 10 MB, quando o tamanho do banner é aumentado o arquivo pode tranquilamente passar de 1 GB e que pode dificultar o envio na imagem ou até mesmo travar o equipamento na hora de exporta-lo.

Resolução de Imagem


Quando projetado deve-se levar em consideração a distância que o banner vai estar do público. Quanto mais próximo ele estiver do público maior deve ser a taxa de DPI, mas para exposição distante, onde o tamanho do impresso normalmente importa, o DPI poderá ser diminuído.


A visualização de um banner de aproximadamente 2 metros e melhor quando feita com certa distância, ao ficar próxima você não visualiza o todo.

Assim para definir qual resolução usar o ideal e avaliar também a distância aproximada em que ele será visto, quanto mais longe, maior a possibilidade de diminuir a taxa de DPI, e quanto mais perto maior a taxa de DPI para demonstrar melhor os detalhes.

Gostou do artigo? Então comente e compartilhe!

2 Resultados

  1. BERNADO CARDONE disse:

    Caso eu envie um banner para a impressão vocês dizem se ele esta na resolução correta ou isso é responsabilidade minha de saber?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *