Psicologia das cores – Como usar esta estratégia para encantar seus clientes

A psicologia das cores faz parte de um estudo neurológico que aborda sobre a influência e impacto das cores na percepção humana, descubra como funciona e como isto portanto afeta sua marca e vendas.

Com esta técnica é possível desenvolver estratégias para o estímulo da experiência do seu cliente com sua marca.

Além disso você pode encantá-lo de uma forma natural e intuitiva.

Quem criou a psicologia das cores?

Johann Wolfgang von Goethe criou no ano de 1810 a teoria das cores.

O seu estudo foi a chave fundamental para que este tema fosse aprofundado 200 anos depois.

De acordo com o cientista:

A cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto.

Johann Wolfgang von Goethe

A socióloga, psicóloga e professora de comunicação alemã Eva Heller foi então a responsável por aprimorar o tema e este refinar o conhecimento sobre a psicologia das cores.

Como as cores influenciam no seu negócio

Como você pode perceber esta técnica envolve principalmente o campo científico, no entanto pesquisas realizadas com consumidores indicam que:

  • Mais de 91,0% dos consumidores definem que o apelo visual é o fator mais importante na hora de comprar;
  • Já 92% acreditam que as cores torna mais atrativo e ressalta a qualidade dos produtos;
  • Com isso 81% acreditam que as cores influenciam na hora de comprar o produto mais atrativo podendo ser assim o do concorrente.
  • Além disso, 70% confirmam que as cores ajudam na leitura e compreensão de textos em sites e redes sociais.

Qual o significado de cada cor e seu efeito psicológico ?

como usar a teoria das cores no seu negócio.
  • O branco remete a Paz, calma, pureza e fé, pode ser utilizado em diferentes tipos de comunicação.
  • O Preto é muito utilizado em comunicação de artigos de luxo, porém também pode representar o luto,tristeza e o mistério.
  • O cinza representa Tecnologia, tédio, velhice, sofisticação e depressão
  • O vermelho é uma cor quente, que simboliza energia, poder e força além de  paixão, ação, desejo e amor. Porém esta cor pode também gerar outras sensações como fúria, raiva, fome.
  • O laranja trás toda a Energia, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo.
  • O amarelo envolve toda a atenção, otimismo, alegria, prosperidade, felicidade e novidade
  • O verde é muito usado para setores de Saúde, esperança, sorte,saudável
  • O Azul: representa a calma, paz, confiança, tecnologia
  • O rosa: Está ligado principalmente ao Feminino, romance, amor,delicadeza
  • O roxo: Acima de tudo representa a criatividade, místico, moda, melanconia

Escolha as as cores que mais combinam com os seus projetos e vamos criar impressos incríveis, uma enorme gama de produtos de papelaria personalizada, brindes, indo desde cartões de visita a cadernos e planners personalizados venha para a sua melhor gráfica online.

6 Resultados

  1. Bianca disse:

    Ótimo artigo!

  2. Laís Ferreira disse:

    Eu tenho um logotipo que uso ele faz algum tempo porém ele esta em umas cores muito chamativas que eu acho que não combina muito bem com a minha área, a forma dele em si eu acho muito boa mas gostaria de suavizar as cores a questão é eu só tem a imagem dele impressa em cartões e outro materiais assim, não tenho o arquivo dele o que eu preciso é refazer este material pra eu ter o arquivo e me sugerir cores mais leves, estou aberta a sugestões quero mudar todos meus materiais. Em qual canal eu falo para ver isso?

    • expanssiva disse:

      Oi Laís, sim este é um trabalho que realizamos com frequência, um consultor vai entrar em contato com você através do e-mail informado, até mais.

  3. Carine Alencar disse:

    Quero criar um padrão de identidade visual em uma cor azul claro vocês criam?

  4. francisco renato sanson disse:

    bom artigo , sabia – mas tinha esquecido o significado das cores relembrei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *