Psicologia das cores – Como usar esta estratégia para encantar seus clientes
A psicologia das cores faz parte de um estudo neurológico que aborda sobre a influência e impacto das cores na percepção humana, descubra como funciona e como isto portanto afeta sua marca e vendas.
Com esta técnica é possível desenvolver estratégias para o estímulo da experiência do seu cliente com sua marca.
Além disso você pode encantá-lo de uma forma natural e intuitiva.
Quem criou a psicologia das cores?
Johann Wolfgang von Goethe criou no ano de 1810 a teoria das cores.
O seu estudo foi a chave fundamental para que este tema fosse aprofundado 200 anos depois.
De acordo com o cientista:
A cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto.
Johann Wolfgang von Goethe
A socióloga, psicóloga e professora de comunicação alemã Eva Heller foi então a responsável por aprimorar o tema e este refinar o conhecimento sobre a psicologia das cores.
Como as cores influenciam no seu negócio
Como você pode perceber esta técnica envolve principalmente o campo científico, no entanto pesquisas realizadas com consumidores indicam que:
- Mais de 91,0% dos consumidores definem que o apelo visual é o fator mais importante na hora de comprar;
- Já 92% acreditam que as cores torna mais atrativo e ressalta a qualidade dos produtos;
- Com isso 81% acreditam que as cores influenciam na hora de comprar o produto mais atrativo podendo ser assim o do concorrente.
- Além disso, 70% confirmam que as cores ajudam na leitura e compreensão de textos em sites e redes sociais.
Qual o significado de cada cor e seu efeito psicológico ?
- O branco remete a Paz, calma, pureza e fé, pode ser utilizado em diferentes tipos de comunicação.
- O Preto é muito utilizado em comunicação de artigos de luxo, porém também pode representar o luto,tristeza e o mistério.
- O cinza representa Tecnologia, tédio, velhice, sofisticação e depressão
- O vermelho é uma cor quente, que simboliza energia, poder e força além de paixão, ação, desejo e amor. Porém esta cor pode também gerar outras sensações como fúria, raiva, fome.
- O laranja trás toda a Energia, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo.
- O amarelo envolve toda a atenção, otimismo, alegria, prosperidade, felicidade e novidade
- O verde é muito usado para setores de Saúde, esperança, sorte,saudável
- O Azul: representa a calma, paz, confiança, tecnologia
- O rosa: Está ligado principalmente ao Feminino, romance, amor,delicadeza
- O roxo: Acima de tudo representa a criatividade, místico, moda, melanconia
Escolha as as cores que mais combinam com os seus projetos e vamos criar impressos incríveis, uma enorme gama de produtos de papelaria personalizada, brindes, indo desde cartões de visita a cadernos e planners personalizados venha para a sua melhor gráfica online.
Ótimo artigo!
Eu tenho um logotipo que uso ele faz algum tempo porém ele esta em umas cores muito chamativas que eu acho que não combina muito bem com a minha área, a forma dele em si eu acho muito boa mas gostaria de suavizar as cores a questão é eu só tem a imagem dele impressa em cartões e outro materiais assim, não tenho o arquivo dele o que eu preciso é refazer este material pra eu ter o arquivo e me sugerir cores mais leves, estou aberta a sugestões quero mudar todos meus materiais. Em qual canal eu falo para ver isso?
Oi Laís, sim este é um trabalho que realizamos com frequência, um consultor vai entrar em contato com você através do e-mail informado, até mais.
Quero criar um padrão de identidade visual em uma cor azul claro vocês criam?
Criamos sim, basta nos chamar em um dos nossos canais de atendimento e podemos falar sobre o seu objetivo.
bom artigo , sabia – mas tinha esquecido o significado das cores relembrei