Pantone, as cores e as tendencias
Desde 2000, a Pantone anuncia a cor do ano. Em 2015, a cor foi a Marsala, um vinho marrom avermelhado, um tom “chique”.
Para 2016, a Pantone inovou e anunciou duas cores para serem as protagonistas do ano: Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919).
As cores divulgadas pela Pantone são referencia para a industria da moda e do design e é muito importante que todo o mercado da comunicação esteja a par de sua influência.
No início, a Pantone fabricava apenas cartões de cores para cosméticos, mas o sistema numérico criado pela marca — que ficou conhecido com Escala Pantone — revolucionou a indústria. A partir disso, foi possível identificar cada cor sem que se tivesse que contar com o “achismo” das pessoas quanto ao tom desejado.
A influência da Pantone é tão grande, que diversas marcas já criaram produtos inspirados no tema.
Entre os que mais me chamaram a atenção, destaco a linha da Sephora, que criou produtos exclusivos das cores 2016 da Pantone contendo duas tonalidades de batons, uma paleta com 24 tons de sombras e seis cores de gloss labial.
Outro produto muito legal foram os “Panetones Pantones” criados pela gráfica Greenford, de Londres. A diferença é que estes não foram criados com as novas cores de 2016, e sim com cores relacionadas às festas de final de ano.
Confira abaixo outros produtos inspirados na escala de cores pantone