Marketing para restaurantes: a importância dos impressos

O marketing para restaurantes é essencial para criar e por em prática uma estratégia bem construída e sólida de divulgação do espaço.

Mas, engana-se quem pensa que apenas o marketing digital está a favor dos estabelecimentos, é importante considerar os dois lados da moeda e investir também em produtos gráficos e materiais impressos.

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Marketing para restaurantes do princípio: identidade, comunicação e impressos

O planejamento de marketing do estabelecimento começa muito antes de uma divulgação ativa. Para por em prática e começar com o pé direito, deve-se partir do princípio, com a definição e criação da identidade visual.

É com ela que o restaurante ganha força em seu nome e uma identidade e assim se define um diferencial que pauta toda a comunicação e o branding.

Das cores, tons, fontes até ícones e referências, a identidade visual tem papel muito importante na estratégia, pois também auxilia na definição da comunicação como um todo.

Assim se define a linguagem que será utilizada nas redes sociais, a persona do restaurante e os canais que serão utilizados. Do Instagram, Facebook e Twitter até o próprio site, todos devem estar de acordo com a identidade e a comunicação, para manter uma unidade e reforçar o branding.

Junto da criação de conteúdo, promoções e presença digital, os materiais de marketing impresso auxiliam na divulgação da empresa de diversas maneiras.

A grande importância de unir as duas divulgações (digital e offline) é que assim é possível abranger mais pessoas, já que nem todos terão acesso aos mesmos canais e meios.

Assim você pode alcançar o público segmentado online e também o público que conhece o restaurante de maneira offline, seja recebendo um flyer ou recebendo um cardápio impresso.

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CARDÁPIOS para o local e para viagem

O menu deve ser criado de acordo com a identidade visual do espaço, conversando com o ambiente e o tom da linguagem. Podem ser mais ou menos informais, grandes ou pequenos, tudo depende do objetivo.

A personalização é importante, então é possível optar por laminação, plastificação, com uma ou mais páginas, frente ou verso, capa dura, etc.

Além dos cardápios destinados ao público que irá consumir no local, um grande diferencial é oferecer cardápios para viagem, ou seja, que serão entregues junto da tele entrega, na retirada ou até mesmo quando um cliente visita o espaço e pode levar um menu para conhecer e voltar em outro momento.

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PLACAS DECORATIVAS E SINALIZAÇÕES

Tanto para sinalizar com a marca do restaurante na área externa, assim convidando quem está passando por perto a conhecer (além de facilitar o encontro de quem está indo ao local), as placas e sinalizações podem ser utilizadas para indicar, no ambiente interno, onde fica o banheiro e o caixa, por exemplo.

Também funcionam para indicações e regras, como reforçar o uso de álcool gel e máscara.

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DISPLAY DE MESA

Os displays são elementos perfeitos para aproveitar o momento em que os clientes estão esperando seus pedidos e, de maneira estratégica, usar os displays para divulgar drinks, sobremesas, sugestões de pedidos e até mesmo textos com convites para happy hour.

Também podem ser utilizados para mensagens divertidas e carinhosas, além da possibilidade de incluir anúncio/parceria de outro estabelecimento.

FLYER e CARTÃO DE VISITA

Cartões de visita e flyers são impressos importantes na divulgação de um restaurante.

Tanto para entregar ao cliente quanto para divulgações em massa para conquistar novos clientes, tem papel poderoso no marketing de impressos.

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Além desses impressos e produtos, outras opções que funcionam muito bem tanto para uso no local quanto para brindes são os ímãs e o chaveiro abridor de garrafa.

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