Marketing para nutricionistas: como aplicar?

O marketing para nutricionistas é o conjunto de estratégias de comunicação entre o profissional e o paciente, com o objetivo de divulgar o serviço, se conectar com o possível cliente, conquistá-lo e construir a imagem do profissional, criando autoridade.

O marketing na área da saúde deve focar na conexão com o paciente e considerar suas necessidades, além de ter cuidado com o código de ética de cada profissão e usar a comunicação de maneira delicada.

Continue lendo para entender como fazer um ótimo marketing para profissionais da nutrição!

Marketing para nutricionistas: humanização e código de ética

Com o objetivo de comunicar, posicionar e atrair, as estratégias de marketing devem ser pensadas e analisadas de acordo com cada caso. 

Quem é o público alvo? Qual a faixa etária? Que linguagem e tom de voz o profissional deseja transmitir? Qual será a identidade visual? Essas são algumas das questões que devem ser definidas para criar a estratégia do profissional.

No caso de profissionais da saúde como nutricionistas, a humanização é a palavra chave para criar conexão com os pacientes, que buscam ajuda em situações que podem ser sensíveis.  Isso significa demonstrar cuidado, escuta e se fazer presente, independente do formato de marketing.

É também por isso que é preciso analisar o código de ética do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que define regras para o exercício do marketing na área. Algumas delas são:

proibido usar o marketing e a publicidade para autopromoção e sensacionalismo; divulgar imagem corporal de si ou terceiros, atribuindo os resultados a determinados produtos, equipamentos e técnicas; divulgar valor de consultas, fazer promoções ou sorteios para divulgar serviços.

Estratégias de marketing para nutricionistas

Como forma de divulgar o seu serviço, fidelizar antigos pacientes, conquistar novos e fortalecer a sua figura de autoridade na área, se destacando no mercado, o marketing para nutricionistas é hoje a principal forma de marcar presença e divulgar o trabalho.

No meio digital, o marketing de conteúdo é o que envolve criar conteúdo informativo e educativo, demonstrando ao potencial paciente o conhecimento do profissional, já o ajudando e utilizando gatilhos mentais para que ele agenda uma consulta.

Essa estratégia pode ser utilizada no Instagram, Facebook, Twitter, blog (no site do profissional) e até mesmo Tiktok. O nutricionista pode, por exemplo, explicar rótulos, dar dicas rápidas para alimentação saudável e apresentar receitas.

Assim, não é uma divulgação direta como “marque agora a consulta”, e sim uma estratégia de aproximação, humanização e conquista do paciente.

A presença nas redes sociais é crucial para isso, inclusive com a imagem do profissional em stories, reels e fotos – hoje, isso é muito valorizado!

O SEO local através de anúncios e do uso do Google Meu Negócio facilita com que pessoas da cidade e região do profissional o encontrem facilmente

Já o e-mail marketing é um diferencial para fidelizar os já então pacientes, através de dicas exclusivas.

Branding e materiais gráficos: um diferencial importante

O branding é um aliado para construir e manter a imagem do profissional, gerando autoridade, credibilidade e reforçando a marca através da identidade visual bem desenvolvida.

É no meio off-line, através do marketing tradicional, que o branding pode ser ainda mais reforçado de maneira inconsciente, porém muito potente.

Materiais gráficos como receituários, cartões de visita e carimbos ajudam a atrair o público local – seja direta (quando alguém recebe um cartão de visita, por exemplo) ou indiretamente (quando o já paciente mostra o receituário a alguém que irá lembrar da marca) – e oferecem visibilidade com baixo custo.

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Assim como os panfletos, atestados e pastas são materiais para uso em consulta e divulgação do serviço.

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Além da divulgação em si, o reforço do branding através dos materiais que contém a marca e a identidade visual é essencial.

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