Marketing Omnichannel: conheça essa estratégia atual e poderosa
Que a experiência do consumidor é um dos principais fatores no modelo de consumo atual, é fato. Muito além de bons produtos e serviços, os consumidores hoje buscam conexão com a marca, relacionamento e, é claro, uma boa experiência. Para que isso seja possível, uma das estratégias mais atuais e poderosas é o marketing omnichannel!
Uma boa experiência diz respeito a muito mais do que encontrar o produto ideal, é também sobre ter uma jornada de compras facilitada, rápida e assertiva. Assim os consumidores podem transitar entre os canais da marca de maneira fluida e finalizar uma compra de maneira tranquila e ágil.
O atendimento adequado é também um dos pilares atuais, afinal, para que seja possível desenvolver um bom relacionamento e conexão entre marca e cliente é preciso oferecer um atendimento de qualidade, rápido e mais pessoal (menos robótico).
Além disso, a chave de ouro para proporcionar uma boa experiência e facilitar a jornada de compras do cliente é através do marketing omnichanenel, que preza pela integração dos canais para proporcionar uma jornada de compras sem complicações – o que, automaticamente, gera mais vendas e lucro. É muito vantajoso!
Marketing Omnichannel: a importância da integração dos canais
O marketing omnichannel é responsável por garantir a integração dos canais da marca, sejam eles online ou off-line.
Isso significa que todos os canais nos quais os clientes podem fazer compras ou solicitar suporte devem funcionar de maneira complementar.
Ou seja, o consumidor não deve perceber diferença no atendimento entre um canal e outro e, além disso, todos os canais devem estar preparados para auxiliar o cliente sem necessariamente precisar transitar entre setores.
O objetivo é que exista uma comunicação específica e mensagens unificadas, constantes em todos os canais, para que seja proporcionada uma experiência sólida e fluida.
Dessa maneira, um consumidor pode iniciar o atendimento no chat do Instagram e finalizar no WhatsApp. Iniciar um processo de compra por chamada telefônica e finalizar no site.
Além disso, um grande foco dessa estratégia é também unificar atendimento e possibilidades entre o meio online e off-line. Um consumidor pode, por exemplo, fazer uma compra virtualmente e retirar na loja. Da mesma maneira, pode visualizar um produto em loja virtual e ir à loja física para fazer a compra.
O objetivo é que o consumidor possa transitar entre canais e percebê-los como uma experiência única. Para isso, todos os canais devem funcionar bem, deve existir integração entre equipe para que a mesma dúvida possa ser respondida via telefone ou WhatsApp e assim por diante.
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Vantagens e estratégias
Esse relacionamento dinâmico proporciona mais opções ao cliente, melhorando a adesão e aumentando as chances de compra.
Outra grande vantagem é que a marca cresce em fidelização e reputação, já que está sempre no radar do cliente em diversos canais.
Para que a estratégia tenha ainda mais sucesso, é preciso analisar o caminho dos clientes entre os canais e perceber em quais deles a persona está dando mais atenção, assim é possível melhorar os demais canais e investir ainda mais nesse que está trazendo mais retorno.
No caso de marcas com lojas físicas, além da integração de canais como um todo, é importante unificar a imagem da marca, ou seja, manter a identidade visual tanto nos canais digitais quanto na loja.
Materiais de comunicação visual e para ponto de venda são os ideais para reforçar a marca em espaço físico através de adesivos, cavaletes, displays, por exemplo.
Assim o cliente segue uma experiência completa, mesmo que transmite entre digital e físico.
Além disso, contar com um sistema de gestão único possibilita a consulta de informações por toda a equipe. Assim todos tem acesso a dados como estoque, códigos de produtos e soluções, por exemplo, facilitando o atendimento.
Agora que você já sabe a importância de integrar canais, coloque em prática na sua empresa e conte com a Gráfica Expanssiva para produzir materiais gráficos excelentes, aprimorando ainda mais a sua estratégia de marketing como um todo!