Marketing de produto: o que é, dicas e estratégias
O marketing é o conjunto de estratégias para divulgação e captação de leads e clientes, com o objetivo de aumentar as vendas e desenvolver uma presença e imagem fortes da empresa. Dentro de várias vertentes, o marketing de produto é uma estratégia específica para um lançamento ou posicionamento de um produto no mercado. Você conhece?
O marketing de produto é uma vertente focada em conectar produtos e pessoas, ou seja, estabelecer uma estratégia bem pensada para oferecer e divulgar um produto ao público.
Com o intuito de conquistar um bom posicionamento e chegar até o público-alvo, esse tipo de marketing trabalha diretamente na estratégia de lançamento (para novos produtos) ou posicionamento (para produtos que já existem e ainda não são tão conhecidos).
Continue a leitura para entender mais sobre essa vertente e possíveis estratégias!
Funções e objetivos: conheça mais sobre!
Enquanto o objetivo geral do marketing é a aquisição de novos clientes e leads, posicionamento e imagem da marca como um todo, o de produto se concentra nos clientes.
Por isso ao lançar um produto essa vertente do marketing pode ser a chave do sucesso, já que analisa demandas, necessidades e perfil dos consumidores para oferecer os produtos ideais da maneira certa.
Dessa maneira, a meta é encontrar os consumidores ideais para um produto específico e criar uma estratégia de venda que é interessante para esse público-alvo.
Suas principais funções e tarefas são:
– Desenvolver e definir o posicionamento do produto;
– Definir a comunicação geral (linguagem, cores, chamadas, canais);
– Garantir que o produto se adequa perfeitamente ao público-alvo;
– Definir o diferencial do produto (comparado aos concorrentes);
– Analisar possibilidades de divulgação on e off;
– Alinhar equipes de comunicação e vendas.
Dicas e estratégias para um marketing de produto bem sucedido
#1 Defina o público-alvo
Desenvolver o perfil dos consumidores é o pontapé inicial do marketing de produto, afinal, um produto deve ser útil e servir perfeitamente ao público que a empresa deseja alcançar.
Por exemplo, uma linha de maquiagem pode ser para pessoas mais jovens (portanto um material mais colorido, descolado, com termos do momento) quanto para pessoas mais velhas (nesse caso uma comunicação mais neutra, séria e elegante pode encaixar melhor e ser mais bem vista pelo público).
Entender o perfil de quem vai usar é elaborar a visão completa do potencial cliente, garantindo que o produto vai chamar a atenção e se destacar entre esse público.
#2 Foque no diferencial do produto e analise o mercado
Além de conversar diretamente com o público-alvo, o produto deve ter um diferencial para se destacar entre os demais.
Para isso, analisar o mercado e o que já existe é fundamental para entender o que falta e o que pode ser usado a favor para criar um destaque.
O que torna o produto importante? O que há de diferente? Como se destaca? Quais suas vantagens?
#3 Crie a estratégia de divulgação – on e off
Todos os estudos, análises e pesquisas para a criação, gestão e lançamento de um produto convergem na criação final da comunicação e divulgação.
Afinal, para que um produto seja bem posicionado e chegue ao público-alvo transmitindo a mensagem certa, deve ser comunicado e entregue de maneira estratégica.
Nessa etapa é preciso definir os canais que serão utilizados.
A dica de ouro é considerar tanto a divulação online/digital (redes sociais, emails, hotsites, anúncios, patrocínio com influenciadores…) quanto a divulgação off-line, ou seja, através do uso de materiais gráficos para divulgação local.
É muito vantajoso incluir materiais como folders, faixas, panfletos, banners e cartazes já que podem ser direcionados aos locais de grande circulação do público-alvo, que pode conhecer e se tornar um cliente em potencial de maneira rápida e com bom custo-benefício.
A divulgação em massa também auxilia na divulgação instantânea e reforça o branding da marca, já que estar presente em todos os meios é como demonstrar importância e espaço no mercado.
Leia também: como montar um folder
BÔNUS: Por fim, monitore os resultados, ofereça bom atendimento e analise o desenrolar do lançamento e/ou posicionamento do produto no mercado. Como foi recebido pelo público? O que pode ser melhorado?
O uso de materiais para a divulgação auxilia também em anúncios e chamadas para “retomar” a força do produto no mercado através de novas campanhas e ofertas específicas – estratégia inteligente para divulgar um mesmo produto já existente.
Interessante, não é? Esperamos que as dicas tenham sido úteis ao seu negócio!
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