Logotipo ou Logomarca?

Logotipo ou Logomarca

Logotipo ou Logomarca? Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas será mesmo? Elaboramos este artigo para ajudar você a esclarecer de uma vez por todas qual a forma correta dos significados de logotipo e logomarca.

Qual a forma correta?

A maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho.

Segundo profissionais de comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa e engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.

Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área.

Podemos dizer, portanto, que logotipo é a parte escrita (nome da marca) de forma estilizada, juntamente com um símbolo de forma a caracterizá-la. Para isso, são utilizadas um tipo de letra e cores específicas.

Leia também Logotipo de grandes empresas usando LEGO

Já a logomarca o termo existe, porém é só no Brasil; o restante do mundo utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca – mas nunca logomarca. Pela etimologia, sabemos, portanto, que logotipo é a forma correta, entre designers e publicitários.

Logotipos

Os logotipos devem ser únicos e exclusivos de cada organização. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

Como exemplo, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formada apenas pelo nome da empresa. Os termos logotipos e logo são, portanto, utilizados pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quanto o símbolo que representam a empresa.

Logomarca

Apesar do termo ser amplamente utilizado por leigos, o termo logomarca não é aceito entre profissionais da área, pois é considerado um neologismo impreciso.


Aprendeu a diferenciar logotipo ou logomarca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela, sempre considere a importância de desenvolver o seu logotipo com apoio de profissionais capacitados que compreendem todo o macro universo de possibilidades de aplicação da sua marca seja para impressão de papelaria personalizada, mídias de grandes formatos como banners ou mesmo redes sociais e sites, é muito importante, existem aspectos estratégico com relação a formatos aplicações e cores que somente um designer gráfico poderão auxiliar.

Conheça i8i agencia especializada em criação de logotipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *