Identidade visual – O poder da imagem em seu empreendimento

Identidade visual? O que o poder da imagem pode fazer pelo seu empreendimento?

Quando você se veste para ir a uma festa ou evento, quando você se veste para sair no dia a dia, mesmo que para uma ida ao supermercado, estar apresentável é fundamental.

Se o caso for de encontro, falar em estar apresentável é muito pouco. Afinal, você está se vestindo para conquistar e, nessa hora, beleza é fundamental, quando não decisiva.

Sua empresa também se veste para conquistar. Aliás, conquistas não são encontros fortuitos. Conquistas envolvem estratégias e até conhecer um pouco daquela pessoa sentada ao seu lado naquele jantar a luz de velas.

Beleza sem estilo é paisagem

Há algo, no entanto, que precisamos salientar. Beleza, sim, como dizia o poeta Vinícius de Moraes, é fundamental, mas não digam que é tudo, porque não é verdade. Beleza sem estilo e sem personalidade é só uma paisagem.

Sua empresa não quer ser uma paisagem, quer?

Sabe por que usar essa metáfora da paisagem faz tanto sentido? Quando caminha por uma rua movimentada ou pelos corredores de um shopping Center, você já se deu conta do bombardeio de mensagens a que é submetido seu cérebro? Quantas dessas interações ficam gravadas em sua mente? Muitas vezes, nenhuma.

Lojas bonitas, iluminadas e com vitrines impecavelmente elaboradas podem chamar atenção de muitas pessoas, mas só atrairão o público que se identifica com a oferta delas. Para que isso aconteça, para que os resultados sejam alcançados, é preciso que sua comunicação visual seja feita na medida para o seu público.

Assim como as pessoas que mais facilmente se diferenciam são aquelas com personalidade, estilo e algo de interessante a dizer, o mesmo acontece com as empresas.

É preciso que sua marca fale ao coração, desperte empatia nas pessoas para quem você quer vender e com quem deseja ter um longo relacionamento comercial.

Como criar sua identidade visual?

Criar uma identidade visual não é um processo simples. É preciso que você tenha em mente que a identidade visual é uma ferramenta de comunicação da sua marca, mas que uma marca é produto de um planejamento estratégico de Marketing.

Como, no entanto, o assunto é identidade visual, vamos tentar mostrar de forma simples como se dá esse processo.

Basicamente, você precisa, quando vai instalar o seu negócio, conhecer todas as informações possíveis relacionadas ao mercado, sobretudo no seu setor de atuação.

Entre as muitas informações que você precisa obter para desenvolver suas estratégias estão aquelas que mostram o comportamento de dois atores de máxima importância no ambiente competitivo de Marketing: consumidores e concorrentes.

Público alvo e posicionamento

O que você precisa saber é que para posicionar sua marca você precisa entender como pensa um grupo de consumidores a que chamamos de público alvo. Trata-se daquele público que você escolheu para chamar de seu, aquele que você deseja atender com a sua proposta de valor (bens e serviços).

Quanto melhor você conhecer o estilo de vida, os hábitos de compra, as expectativas de consumo, os valores, crenças, referências e receios dessas pessoas, mais sua empresa estará capacitada para elaborar uma proposta de valor que as atenda plenamente. Esse é o segredo do sucesso em Marketing.

O posicionamento passa, então, a ser a forma como você quer ser visto pelo seu público alvo perante a concorrência. Efetivamente, esse posicionamento tem que ser capaz de diferenciar você na mente desse público. É onde entra a identidade visual.

A importância do designer

A identidade visual vai refletir o posicionamento da empresa. Caso você queira que sua marca seja percebida como inovadora e arrojada, a identidade visual tem que refletir esses valores.

Para isso existe um profissional chamado designer. Ele não é aquele cara responsável por criar um logotipo bonito. O profissional de designer estuda para compreender como as formas e cores funcionam para dar vida a uma ideia, um conceito.

O designer pode desenvolver, além da logo, um plano de cores e formas para caracterizar a marca, que podem estar presentes em tudo, desde na arquitetura da loja ao site da empresa e cartões de visita.

O propósito é que a identidade visual esteja sempre presente, reforçando os atributos visuais da marca na mente das pessoas, reforçando a identidade da sua empresa.

i8i Agência

A i8i é uma agência de designer e comunicação com muitos anos de experiência na criação de elementos de identidade visual e materiais gráficos.

Acreditamos que identidade visual é um ativo importante dentro de uma empresa e deve ser tratada com seriedade. É por isso que trabalhamos com uma equipe de especialistas em design e comunicação.

Além disso, somos do mesmo grupo da Gráfica expanSSiva, que atende em diversos estados do Brasil, sendo referência em serviços gráficos.

É um casamento perfeito que, além de tudo, ainda favorece a entrega de preços mais competitivos aos nossos clientes.

Trabalhamos com criação de logotipo, projetos gráficos, anúncios, banners, folders e outros materiais.

Use o poder da imagem ao seu favor

Esperamos ter ajudado você a perceber a importância estratégica da identidade visual para o seu negócio.

O poder da imagem é proporcional ao quanto ela fala ao coração do nosso cliente. É proporcional ao quanto ela fala de nossa empresa, de nossos valores, sobretudo de nossos compromissos.

Pense em uma marca que você admira e logo virão à sua mente elementos de identidade visual. É porque eles são diferenciais que foram construído profissionalmente, com muito estudo dos atributos da marca.

Cuide desse aspecto do seu negócio e depois conte para nós sobre os resultados obtidos.

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