Identidade visual: como definir a da minha marca?
Começar um negócio implica em uma série de planejamentos e na definição de detalhes que terão grande impacto tanto a curto quanto a longo prazo. Da criação do nome até a determinação do que será ofertado, existe um detalhe de grande importância que define toda a comunicação: a criação da identidade visual.
A identidade é o conjunto de elementos visuais que definem a marca através da escolha de cores, elementos, fontes, ícones, etc. Com essa definição se cria um conceito que será responsável por transmitir a imagem da marca ao público.
Assim ela define toda a comunicação, já que será aplicada nas redes sociais, nos materiais gráficos, em embalagens e assim por diante.
Uma identidade bem desenvolvida transmite a mensagem certeira ao público e auxilia na construção do branding, no desenvolvimento do marketing e, consequentemente, nas vendas.
Logotipo, identidade visual e marca: quais as diferenças?
Para entender do que se trata a identidade é importante saber as diferenças entre ela, o logotipo e a marca.
O logotipo é a representação simbólica que permite identificar imediatamente a empresa, seja por um símbolo, ícone ou palavra.
A identidade são todos os elementos que complementam o logotipo, ou seja, a definição dos detalhes citados acima que serão aplicados em diversos canais desde as suas redes sociais até a sua papelaria personalizada.
Já a marca abraça o logotipo, a identidade visual e inclui o posicionamento, a expressão, a comunicação e a linguagem como um todo.
Dicas para começar a definir a identidade da sua marca
1. Defina a personalidade da marca – além de missão, visão e valores.
Conhecer bem a marca e o que ela representa é o primeiro passo na criação de uma identidade. Isso significa definir o que ela irá transmitir e como isso vai representar os produtos e/ou serviços ofertados.
Por exemplo, uma empresa com foco em tecnologia e inovação pode usar formas modernas, cores relacionadas ao futuro (como a prata). Já uma empresa do ramo infantil pode usar cores vibrantes e elementos divertidos que chamarão a atenção das crianças.
Tudo depende do objetivo de cada empresa.
2. Estude e analise bem o seu público
É importante lembrar que o receptor dessa mensagem é o cliente, portanto ela deve conversar com ele e ter um entendimento direto e rápido. O logotipo pode ser bonito esteticamente, mas está conversando com o público?
Para isso se busca entender o público-alvo através de faixa etária, sexo, localização, interesses, etc.
3. Pesquise e entenda a concorrência
Além de conhecer bem a própria marca, analisar o que as concorrentes já fizeram ou fazem é essencial para perceber como você pode se diferenciar e também o que se repete e de certa forma pode ser importante incluir – mesmo que da sua maneira.
4. Tenha um diferencial e inclua detalhes que vão representar o negócio
Ter um diferencial é a chave para se destacar no meio e ser a empresa escolhida entre tantas similares no mercado.
Seja através de um nome criativo, de um toque diferente nas cores ou nos ícones escolhidos dentro da identidade, é possível se destacar focando na inovação e no “sair fora da curva”, afinal, é o que chama a atenção.
BÔNUS: Conte com ajuda profissional
Buscar entender cada detalhe da sua marca e do que deseja transmitir é essencial e é o primeiro passo para criar um projeto de sucesso. Porém é com uma boa equipe profissional e especialista que você garante uma identidade inteligente, estratégica e sem margem para erros.
Além disso, ao criar a identidade lembre-se de aplicá-la nos canais (on e off) para assim reforçar o branding, criar unidade e assim ser vista como uma marca profissional e qualificada.
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