Dicas para produzir um Cartaz Impactante.
Se pretendemos comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas, “simplicidade” deve ser a palavra-chave. Assim deve funcionar a confecção de um cartaz (ou pôster). A mensagem deve ser compreendida com facilidade no menor tempo possível.
Assim, a forma com a qual você transmite a mensagem deve ser muito simples, mas bastante atrativa, o suficiente para que o mais breve olhar do transeunte capte a mensagem que pretende ser transmitida e o entretenha, desperte seu interesse.
A natureza única deste tipo de criação tem como base o design e a impressão. Para um cartaz de sucesso, alguns passos básicos precisam analisados com muita atenção.
Objetivo do Cartaz
Vários são os tipos existentes de cartazes. Podemos tentar apresentar um filme ou uma marca de sapatos; cada qual possuirá suas especificidades, mas algumas dicas de confecção poderão te dar um alicerce geral. O que irá mudar sempre são as cores, as informações contidas no pôster, a imagem, etc.
O que primeiro a chamar a atenção num cartaz é a imagem, portanto, deve ser cuidadosamente selecionada e ter uma boa resolução. As cores também são de suma importância: devem apresentar os contrastes necessários para chamar a atenção do passante. O todo deve conversar para que a exposição seja impactante e funcional.
A mensagem a ser transmitida
Quando você combina uma frase de destaque e uma foto que se encaixa com harmonia ao contexto, você tem ai uma boa base, a escolha da fonte é primordial: é importante tentar ser criativo, mas o principal é que sua mensagem seja clara.
Lembre-se que a disposição dos itens também conta muito: é preciso que haja áreas de respiro para que o cartaz não pareça obstruído, abarrotado de imagens e informações, portanto, desinteressante.
Não arrisque demais: como já foi dito, “simplicidade” é a palavra-chave. Haverá cartazes informativos que pedirão mais imagens e informações, como logomarcas, nome da empresa, etc. Muda conforme cada caso, mas, em geral, menos é mais: mantenha seu design simples e atrativo.
Agora que você tem um cartaz funcional, é preciso encontrar o lugar certo para expô-lo, afinal, sua finalidade é a divulgação. Escolha sempre um local com grande circulação de pessoas ou um ambiente que atingirá o público-alvo de sua divulgação.