Como montar um folder: dicas e estratégias
Uma estratégia de marketing completa e sólida não deixa de lado os materiais impressos para impulsionar a divulgação de negócios, afinal, é uma das principais maneiras de alcançar possíveis clientes.
Entre tantas opções de impressos e gráficos, hoje vamos conversar sobre como montar um folder criativo e de qualidade!
Hoje as possibilidades de divulgação e promoção através das redes sociais e canais online são gigantes – e devem ser utilizadas!
Mas para se destacar no mercado e marcar presença fortalecendo a imagem da empresa, investir em materiais impressos é essencial! Assim é possível alcançar clientes de diversas maneiras, tanto online quanto off-line.
O folder é um dos principais materiais para apresentar um negócio de maneira concisa, direta e estratégica – isso porque podem ser feitos com criatividade, profissionalismo e estratégia. Junto à possibilidade de grande circulação, é um impresso poderoso!
Como montar um folder criativo e inteligente?
O folder é um material de divulgação impresso que reúne as principais informações de uma empresa, como contato, endereço, serviços e produtos que oferece.
Pode ter dobras horizontais, verticais, formatos variados e até mesmo várias dobras a fim de incluir mais informações e detalhes.
Além do objetivo principal de apresentar a empresa, um folder pode ser utilizado para divulgar ofertas especiais, detalhar melhor como funciona cada serviço oferecido e até mesmo contar a história da empresa, focando em um impresso mais institucional.
Para criar um folder é preciso definir alguns detalhes, como:
– O conceito e o objetivo, ou seja, a mensagem que a empresa deseja transmitir ao público para assim criar com o objetivo final em mente e garantir sua funcionalidade.
– A persona/o público-alvo. É para alcançar novos clientes? Fidelizar os que já são? Gerar aproximação de empresas parceiras? São clientes jovens ou de mais idade?
Uma empresa pode ter vários clientes, então é importante definir o público-alvo do folder em si, de acordo com o objetivo.
– O conteúdo, ou seja, a escolha dos itens e informações que devem constar no material – textos, telefones, valores, imagens, endereço…
– O texto, que deve ser objetivo, claro e direto ao ponto.
O texto é uma das principais partes de um folder! Deve ser objetivo, nada superficial e conter chamadas chave para despertar o interesse.
Pode incluir subtítulos, listas em tópico, feedbacks de clientes e até mesmo gráficos.
Dica bônus: incluir uma call to action (chamada para ação) pode ser um diferencial, fechando o assunto e convidando o cliente a visitar a loja, entrar em contato, seguir nas redes sociais…
– O design, layout e a estrutura das informações.
Todas as definições acima devem fazer sentido para entregar a mensagem correta, porém é com o design ideal que o folder chama a atenção de primeira através do uso das cores da identidade visual da empresa, ícones, fontes, layout e formatação.
É com o design que os textos farão sentido, seguindo um layout leve, objetivo e destacando o que é principal.
Muito além do sentido institucional, o folder pode e deve ser criativo – ideal para se destacar, demonstrar profissionalismo e atenção.
Leia também: materiais de divulgação para empresas
Confira alguns modelos produzidos pela Gráfica Expanssiva, totalmente online e com suporte de profissionais:
A grande vantagem de contar com uma gráfica online é não precisar se preocupar caso você não tenha um design pronto, já que é possível personalizar modelos que a Expanssiva oferece.
Caso prefira, também é possível solicitar ajuda da equipe de designers que pode desenvolver um material único, totalmente personalizado para o seu negócio.
Demais, não é? Tudo isso online, com revisão e aprovação feitas por você rapidamente.
Esperamos que as dicas de como montar um folder tenham sido úteis para o seu negócio!