Brand trust: a importância da confiança no marketing
Você já ouviu falar que ter um diferencial é a chave para o sucesso? No marketing isso também se aplica – e muito! Estamos vivendo a era da conexão na qual os consumidores não veem as marcas apenas como marcas, mas como amigas. Desenvolver essa relação é importante para estar a par da necessidade dos clientes, e o brand trust promete ser o diferencial para essa conquista.
Com o avanço da internet e das possibilidades de conversas e trocas nas redes sociais, os consumidores também adaptaram seu modo de se relacionar com as marcas.
Hoje é importante para o público que a marca tenha forte presença digital e busque se conectar, seja oferecendo conteúdo de valor (como dicas, conteúdo educativos e que realmente ajudam o consumidor) ou se aproximando do cliente através do contato, da conversa, da troca.
Além de estar a par das mudanças e não perder o timing, a construção de conexão e confiança fortalece a marca e pode ser o segredo para um ótimo e constante crescimento. Continue lendo para entender!
Brand trust: o que é a confiança de marca?
Brand trust é, em sua tradução literal, a confiança de marca.
Além da experiência já ser importante, ou seja, todo o caminho percorrido pelo cliente em sua jornada (desde o momento em que conhece a marca até quando finaliza uma compra) é importante para o consumidor atual poder confiar na marca e, para isso, ele precisa sentir que pode confiar.
Essa confiança é determinada pela expectativa do cliente em como os produtos cumprem suas promessas e é estabelecida por alguns fatores, como:
– A experiência positiva de compra;
– A descrição do produto e as promessas que a marca faz sobre ele;
– O relacionamento com a marca através dos canais digitais, ou seja, o retorno rápido, a valorização do feedback, a resposta aos comentários, o atendimento de qualidade…;
– Honestidade e sinceridade quanto à marca, sua história, dúvidas referentes à composição do produto (por exemplo) e às expectativas;
– Feedbacks de outros consumidores, já que hoje os clientes não apenas compram e utilizam, mas também publicam avaliações e resenhas que devem ser valorizadas pela marca.
Além disso, quando positivas (ou seja, quando a confiança e a entrega funcionaram) atraem ainda mais clientes.
Quando negativas, devem ser atendidas e resolvidas pela marca da melhor maneira. Se for necessário, admitir o erro é importantíssimo para demonstrar honestidade.
– Posicionamento da marca quanto a ideais, causas e inclusão. Quanto mais humanização (e sinceridade no processo), maior a confiança.
Vantagens da confiança de marca
Uma marca que utiliza estratégias para valorizar a confiança entre ela e o cliente se torna uma empresa querida e gera um retorno dos próprios consumidores, ou seja, irão comprar os produtos ou contratar os serviços mais vezes.
Outra grande vantagem é que quando a experiência é positiva e a confiança ganha um alto nível entre os clientes, eles se tornam divulgadores da marca, passam a indicar entre amigos, família e até mesmo em suas redes sociais.
Marcas com alto nível de confiança normalmente são vistas como de alta qualidade com constância, ou seja, quando lançam um novo produto os consumidores costumam dizer “se é da marca X, é bom!”, o que leva a não apenas mais vendas, mas também a vendas mais rápidas.
BÔNUS: o uso dos brindes para a construção de amizade e confiança
Seja um brinde inesperado em uma compra que o cliente recebe em casa ou entregue em visitas de negócios, o brinde é uma estratégia simples, de ótimo custo-benefício e que auxilia na construção de amizade, facilitando a abertura e confiança entre marca-cliente.
Ao ganhar algo, por mais simples que seja – desde que bem elaborado – o consumidor é surpreendido e se sente valorizado. O gatilho de memória é ativado, já que ele se lembrará da marca com carinho, estabelecendo confiança e fidelização.
Canetas, cadernos, moleskines, canecas e cartões são alguns dos brindes personalizados que a sua marca pode oferecer para surpreender, reforçar a identidade visual e se conectar com o consumidor.
Interessante, não é? Para começar hoje mesmo a valorizar o consumidor e investir na construção de confiança, conheça os brindes personalizados criados e produzidos pela Gráfica Online Expanssiva clicando aqui, todo o processo é feito de maneira ágil e online!