Qual a Diferença de Reciclato e Reciclado
Reciclado ou reciclato não é apenas uma diferença gráfica e de grafia, hoje em dia com a consciência cada vez mais presente na vida dos consumidores o mercado gráfico não poderia ficar de fora deste grande movimento que exite em todas as esferas do mercado e também está fazendo sua parte para deixar um mundo melhor para nossos filhos.
O papel reciclato é produzido por uma empresa de papel e celulose, sendo que 75% de sua composição é o reaproveitamento das sobras de dentro da fábrica e os 25% restantes com papéis de coleta urbana.
O papel reciclado diferente do reciclato é feito com 100% de papel de coleta urbana.
Tanto o papel reciclato como o reciclado não existe na coloração branca, pois para isso precisariam ser adicionados produtos químicos para a transformação da cor e perderiam sua qualidade de ser ecologicamente correto, em relação a textura dos papéis o reciclato é a mais puro, liso e claro e tem uma tonalidade que é muito usado em impressos promocionais, já o papel reciclado é mais rústico e tem algumas limitações quanto a seu uso.
De qualquer maneira os dois tipos de papéis cumprem sua função e estão alinhados com as necessidades da sociedade atual de não precisar derrubar mais árvores para sua fabricação, o que vai diferenciar o uso de aplicar o reciclato ou o reciclado em sua produção gráfica é a finalidade.
Aplicações para os Dois Perfis de Papel
O papel reciclato pode ter sua aplicação para a produção de material de papelaria, cartão de visita, agendas, envelopes, calendários, filipetas entre outros.
O papel reciclado por ser um papel mais rústico tem a sua aplicação mais restrita, sendo indicado na aplicação de papelão, papel higiênico, rolinhos de papel toalha entre outros.
Ambos por serem ecologicamente corretos vem sendo muito procurados por empresas que tem a consciência em fazer sua parte para diminuir o impacto ecológico na natureza.