Primeiro jornal editado e impresso no Brasil
O dia 10 de setembro marca o início da imprensa no país com a fundação do primeiro jornal editado e impresso no Brasil – Gazeta do Rio de Janeiro – que circulou até dezembro de 1821.
Sua importância se revela não só por inaugurar a imprensa nesta parte do império português, mas por se constituir em um veículo de interlocução entre os leitores do Reino e da América Portuguesa.
A história da Impressão Régia e do primeiro jornal oficial é analisada por Juliana Gesuelli Meirelles em seu livro Imprensa e poder na Corte joanina: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821), vencedora do concurso de monografia Prêmio Dom João VI de Pesquisa, realizado pelo Arquivo Nacional em 2007, com a participação da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, integrantes do Grupo Tordesilhas e da Comissão Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO).
O concurso constituiu-se numa iniciativa de entidades luso-brasileiras que visava potencializar e disseminar fontes documentais custodiadas por instituições de pesquisa e arquivos brasileiros e portugueses sobre o período da administração joanina no Brasil.
- As Diferenças Entre Impressão Digital e Offset: Qual Escolher?
- O Impacto da Inteligência Artificial no Design Gráfico: Como a Revolução Tecnológica Está Transformando a Criatividade
- Dicas e Planejamento de Mídia e Divulgação para 2025
- As Altas Velocidades da Impressão Digital: Qualidade e Eficiência em Alta Escala
- A Origem da Impressão: A Invenção que Transformou o Mundo
No livro, a autora faz uma análise no âmbito da história da leitura e da circulação de ideias através da palavra letrada e traz uma interpretação da cultura política da época, a qual altera, consideravelmente, a imagem predominante do nascimento da imprensa no Brasil.
Resumo: Este artigo discorre sobre as principais características da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal institucional a circular no Brasil, ressaltando tanto suas características estruturais quanto sua importância na sociedade joanina para o enraizamento da circulação da palavra impressa e da leitura no universo público entre os anos de 1808 a 1821.
Com isso pretende mostrar a importância capital desse periódico como marco da história da imprensa brasileira, evidenciando que tanto os valores da grande imprensa contemporânea quanto a profissão do jornalista já estavam sendo gestadas no raiar do século XIX.
Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018.
Por: Maria Elizabeth Brêa Monteiro – Coordenação de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo-COPED
Fonte: Arquivo Nacional