Como melhorar o pós-venda: estratégias e brindes
Quando se trabalha com vendas, cultivar um bom relacionamento com o cliente é essencial. Isso significa não apenas a qualidade do atendimento em si, mas também as ações feitas em pós-venda para fidelizar esse cliente e mantê-lo próximo.
Não é novidade que a humanização e a experiência estejam em alta no processo de vendas, tanto no meio digital com o uso do marketing quanto no trabalho presencial. Hoje, o público deseja sentir que pode confiar.
Portanto é essencial entender como, além de conquistar, se pode fidelizar e cultivar um bom relacionamento com o cliente.
Pós-venda: o que é e quais as vantagens da estratégia?
Muito além do foco em finalizar uma venda e cumprir o objetivo, o pós-venda é o conjunto de ações colocadas em prática após a venda ao cliente.
Essa estratégia pensa no que acontece após a conquista do cliente, que já finalizou uma compra, e tem o poder de se tornar um consumidor fiel, leal e que valoriza a empresa e o atendimento.
Assim, são grandes as chances de que ele compre e/ou contrate mais vezes e até mesmo se torne um porta-voz, recomendando o produto ou serviço para mais pessoas.
É uma excelente estratégia de marketing, isso porque o bom atendimento é básico, mas um ótimo pós-venda é um grande diferencial.
Estratégias para colocar em prática: relacionamento e brindes
O pós-venda acontece dos mínimos detalhes às ações mais planejadas.
O recado personalizado na embalagem do pedido, a entrega feita antes do prometido, um brinde surpresa…essas são ações que cativam o cliente ao demonstrar valorização e agradecimento – e tudo isso faz parte da humanização e da experiência.
Conheça algumas técnicas de pós venda:
FOLLOW-UP
Fidelizar clientes é também sobre reforçar a eles a imagem (branding) da empresa, ativando a memória e mantendo contato.
Essa técnica pode ser feita de diversas maneiras: através de ligações, conferindo se está tudo bem com o produto ou serviço contratado; e-mail marketing com novidades, promoções, pesquisa de satisfação; conteúdos interessantes via lista de transmissão no Whatsapp ou e-mail marketing.
Dessa maneira o contato é mantido e o cliente sabe que pode contar com você.
OFERTAS DIRECIONADAS
No atendimento com o cliente, uma estratégia prévia é demonstrar interesse em entender as suas necessidades e registrá-las.
Assim, no momento em que surgirem ofertas e lançamentos relacionados, é possível oferecer em primeira mão, demonstrando que você lembrou e se importa.
Além disso, podem ser feitas ofertas específicas a esse cliente, com descontos exclusivos.
BRINDES PERSONALIZADOS
O uso de brindes personalizados e presentes é uma excelente estratégia de pós-venda. Os brindes podem ser entregues no exato momento em que a venda é feita – assim, o cliente é surpreendido e já lembra da experiência como positiva, além de ao ver o brinde com a marca da empresa, lembrar e mantê-la em mente.
Canetas, calendários, canecas são ótimas opções. Confira:
Além disso, é interessante presentear em datas comemorativas com presentes exclusivos e até mesmo direcionados para o cliente e seus interesses, capturados no atendimento. É uma boa surpresa que faz o cliente ser ainda mais cativado, já que se sente especial e surpreendido.
Cartões para datas comemorativas, agendas, moleskines com a marca ou nome pessoal do cliente e até mesmo mouse pads.
A personalização de brindes é a chave para demonstrar ainda mais valorização ao cliente. Se torna um presente único no pós-venda!
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