Papéis mais usados em impressos comerciais
É papel do designer gráfico saber qual o melhor papel para impressão da sua peça, campanha, cartão de visita, folders etc. Para isso, é preciso conhecer bem os tipos de papel e suas características principais.
Principais papéis utilizados em impressos comerciais
Vamos falar um pouco de alguns dos principais papéis disponíveis para impressos comerciais.
Papel Offset
Sem dúvidas o mais conhecido papel para impressão, é vendido em 90g e 120g. Ele tem baixo custo e é produzido em grande escala. Mesmo parecendo uma folha de papel sulfite comum ele é superior em termos de qualidade e pode ser usado em impressão de livros, bloco de notas, cadernos, planners personalizados e também documentos timbrados e outros materiais gráficos.
Leia Também
A origem do Papel
Papel Offset Reciclato
Com foco em sustentabilidade, pode ser encontrado nas gramaturas 90g e 120g, tem cor com aspecto pardo e um aspecto que o diferencia bastante dos demais papéis, é 100% produzido em material sustentável e descartável. As melhores aplicações são blocos de notas e papel timbrado, principalmente se a empresa para qual trabalha já segue uma linha consciente.
Couché com brilho
As gramaturas são bastante variadas partindo de baixas gramaturas até gramaturas mais pesadas 115g, 150g, 170g, 250g e 300g. Ele é a opção mais indicada quando você precisa de uma superfície lisa que destaque as cores que serão impressas.
Por isso, é comumente usada na hora de imprimir imagens, flyers, catálogos e cartões de visita que tenham imagens ou logos que se destaquem.
Couché fosco
A única diferença desse papel para o anterior é que ele reflete menos luz, o que facilita a leitura. Suas gramaturas também mudam, na versão fosca o couché é encontrado em 115g, 150g, 250g e 300g. Ele pode ser usado no miolo de livros, cartazes, folders mais simples e cartões de vista convencionais.
É importante lembrar que esses tipos de papéis apresentados são da cor branca e são os mais procurados por conta de seu custo-benefício. Normalmente a folha inteira (sem corte) tem o tamanho de 66×96 cm, mas a gráficas conseguem refilá-lo de acordo com a sua necessidade.
Ao saber o papel certo para cada tipo de trabalho você consegue mostrar ao seu cliente que entende do assunto e mostrar mais credibilidade e assim ele se sente mais seguro. Por isso, lembre-se antes mesmo de fazer a arte você já deve saber qual papel será o ideal para o trabalho.
Aqui na sua gráfica online você tem dicas, curiosidades, e conteúdos sobre marketing, divulgação, branding e muito mais.