Papéis e Suas Melhores Aplicações
Todo o designer gráfico deve saber qual o melhor papel para imprimir sua peça, campanha, cartão, etc. Para isso, é preciso conhecer bem os tipos de papel e suas características principais.
Para te ajudar nesse trabalho, vamos listar os principais papéis e suas características.
Papel Offset Reciclato
Ele pode ser encontrado nas gramaturas 90g e 120g, tem cor parda e um aspecto que o diferencia dos demais papéis, é 100% produzido em material sustentável e descartado. As melhores aplicações são blocos de notas e papel timbrado, principalmente se a empresa para qual trabalha já segue uma linha consciente.
Leia Também:
Impressão na gráfica online – Dicas práticas
Porque as cores de impressão variam?
10 dicas básicas para se trabalhar melhor
Offset
O mais conhecido papel para impressão é vendido em 90g e 120g. Ele tem baixo custo e é produzido em larga escala. Mesmo parecendo uma folha de papel sulfite comum ele é superior em termos de qualidade e pode ser usado em impressão de livros, bloco de notas, cadernos e também documentos timbrados.
Couché com brilho
As gramaturas desse tipo de papel são de 115g, 150g, 170g, 250g e 300g. Ele é a opção mais segura quando você precisa de uma superfície lisa que destaque as cores que serão impressas. Por isso, é comumente usada na hora de imprimir imagens, flyers, catálogos e cartões de visita que tenham imagens ou logos que se destaquem.
Couché fosco
A diferença desse papel para o anterior é que ele reflete menos luz, o que facilita a leitura. Suas gramaturas também mudam, na versão fosca o couché é encontrado em 115g, 150g, 250g e 300g.
Ele pode ser usado no miolo de livros, cartazes, folders mais simples e cartões de vista convencionais.
É preciso lembrar que esses tipos de papéis apresentados são da cor branca e são os mais procurados por conta de seu custo-benefício.
Normalmente a folha inteira tem o tamanho de 66×96, mas a gráficas conseguem refilá-lo de acordo com a sua necessidade.
Ao saber o papel certo para cada trabalho você consegue mostrar ao seu cliente que entende do assunto e mostrar mais credibilidade para receber novos trabalhos.
Por isso, lembre-se antes mesmo de fazer a arte você já deve saber qual papel será o ideal para o trabalho.