Pantone elege as 10 cores para o Inverno/2016
Todos os anos, diversas empresas realizam estudos com a previsão de tendências de cores que serão utilizadas no próximo semestre.
Essas tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta, além de determinar as tonalidades que vão guiar o ano, nas áreas como a moda, arquitetura, decoração e comportamento.
Recentemente, a Pantone lançou o seu relatório anual de moda chamado Fashion Color Report Fall 2016. A publicação traz a paleta inspiracional que vai invadir o armário e tomar conta das roupas femininas e masculinas no outono/inverno de 2016.
De acordo com a diretora executiva do Instituto Pantone, Leatrice Eiseman, além da paleta outono/inverno 2016 ter no azul sua cor essencial, a inspiração da cartela foi fundamentada no desejo de tranquilidade e otimismo, já revelados pelo Rose Quartz & Serenity (rosa quartzo e azul serenidade) no início do ano. As palavras chaves para o outono da Pantone são força, confiança e complexidade.
Para Eiseman, o conjunto de cores inesperadas e vibrantes transcende gêneros, compondo uma cartela versátil e exuberante: “O azul céu, por estar continuamente acima de nós, representa a constância.
A cor cinza dá a sensação de estabilidade, os tons de vermelho são um convite ao calor, à confiança e ousadia, enquanto os roxos com rosas fortes e amarelos-mostarda sugerem um toque exótico”.
Abaixo, confira o significado das cores da nova paleta, de acordo com a própria Pantone:
Riverside PANTONE 17-4028 marca a importância do azul na paleta, trazendo características de sofisticação, força e estabilidade. Com efeito calmante, possui vibrações sutis em contraste com as sensações emocionantes.
Airy Blue PANTONE 14-4122 busca a leveza diante de um mundo repleto de conflitos. Relacionado ao Serenity, traz a noção de liberdade, podendo ser combinado com Lush Meadow, Taupe ou Dusty Cedar para uma composição nova.
Sharkskin PANTONE 17-3914 possui a vantagem de permanecer neutra. Através de um ponto de vista contemporâneo, exibe praticidade e confiança. Pode ser facilmente combinada com qualquer outra cor deste outono, sendo ela opaca ou mais brilhante.
Aurora Red PANTONE 18-1550 é um vermelho sensual, quente e ousado, sendo a metáfora de um sangue vibrante. Responsável pelo contraste vigoroso com as outras cores da paleta, é excitante e dinâmico, trazendo segurança e confiança inconfundíveis.
Warm Taupe PANTONE 16-1318 é atemporal. Combina com cada um dos 10 tons escolhidos para o outono 2016, por ser neutro e agradável. Orgânico e terroso, este tom sugere tranquilidade e confiabilidade, características relacionadas aos fundamentos da paleta conceitual de 2016.
Dusty Cedar PANTONE 18-1630 é uma versão outono/inverno do rosa que costuma ser visto na primavera. Trata-se de um tom mais complexo pela sua sobriedade, sendo uma variação do Rose Quartz. Transmite aconchego e sensação de acolhimento.
Lush Meadow PANTONE 18-5845 emite um ar botânico de folhas frescas. Elegante, enérgico e sofisticado, esta tonalidade revela brilho e profundidade ao verde natural.
Spicy Mustard PANTONE 14-0952 é a cor que adiciona uma vibração diferente à nova cartela. Um amarelo incomum e inesperado, mais picante do que das temporadas anteriores. Se destaca pela sua característica exótica, tendo sido inspirada pelo conteúdo abstrato e geométrico utilizado por muitos designers.
Potter’s Clay PANTONE 18-1340 é a cara do outono, lembrando as folhas secas que caem das árvores nessa estação. Este tom terroso específico dá uma sensação de profundidade, sendo ao mesmo tempo sofisticado e possível de ser trabalhado em várias camadas. Possui substância, força e elementos laranja-avermelhados leves.
Bodacious PANTONE 17-3240 fala sobre a fluidez de gênero, contínua na proposta da Pantone para este ano de 2016. Este tom é, sem dúvida, difícil de ser visto no outono. Seu brilhantismo envolve a riqueza do roxo combinado a nuances rosas sofisticadas. Também é versátil, podendo ser combinado com rosas mais fortes e tons de vermelho. Um realce que leva à declaração da moda.