O uso do WhatsApp como ferramenta de negócios
Recentemente, o WhatsApp comunicou o adiamento sobre o fim do funcionamento do aplicativo em celulares que possuem sistemas operacionais antigos.
Embora a notícia pareça irrelevante, a empresa mantém temporariamente a marca de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, conforme dados divulgados no final de maio.
Além de ser utilizado para realizar mais de 55 milhões de ligações de vídeo diariamente, um estudo realizado pelo Reuters Institute e a Universidade de Oxford destaca o Brasil como o segundo país com maior consumo de notícias online.
Levando em consideração estas informações, de que maneira sua empresa tem utilizado o aplicativo no âmbito dos negócios? Em uma simples pesquisa na internet, é possível identificar que praticamente todas as operadoras oferecem pacotes de vantagens (e gratuidades) para uso de redes sociais, incluindo o WhatsApp.
O envio de fotos, vídeos, mensagens de voz e documentos fazem com que o app seja muito mais que um serviço de troca de mensagens. Se explorados da forma certa, recursos como a “lista de transmissão” de conteúdo e grupos de usuários se tornam poderosos canais de comunicação (ou mesmo suporte para venda de produtos/serviços).
Dicas para utilizar o WhatsApp
Confira abaixo algumas dicas fundamentais para a utilização do WhatsApp como ferramenta de negócios: PUBLICIDADE Não investir em divulgação nas redes sociais (bem como no WhatsApp) é de fato estar fora da internet, o que transforma seu negócio num empreendimento atrasado.
Uma excelente motivação para escolher o aplicativo como canal de divulgação online é que, conforme demonstram os dados acima, parte significativa de seus futuros clientes estão boa parte do tempo conectados através do celular.
PRIVACIDADE Uma dica fundamental para quem pretende transformar o aplicativo em canal de comunicação: o cliente deve autorizar previamente o recebimento de qualquer tipo de conteúdo (mensagens, imagens e vídeos de divulgação).
Vale ainda ressaltar que o público-alvo deve ser escolhido previamente. Do que adianta divulgar sua empresa para quem não se interessa pelos seus produtos? ATENDIMENTO Disponibilizar um número telefônico como canal de comunicação entre a empresa e seu público requer uma total atenção para esta nova forma de atendimento.
A aquisição de novos clientes e o respectivo aumento das vendas só existirá como consequência de um bom atendimento. Destinar alguém que conheça o produto/serviço e que saiba interagir com o público através do aplicativo pode ser um grande diferencial.
PROMOÇÕES E SORTEIOS
Realizar ações promocionais como forma de divulgar a empresa e prospectar novos contatos é uma ferramenta antiga, porém muito eficaz. Uma das grandes vantagens deste tipo de ação é que o participante certamente divulgará a informação com terceiros, gerando assim (de forma gratuita) o marketing indireto.
Fonte: Plugcitários por Fernando Magnus