O que é um Briefing e como fazer?
Antes de iniciar qualquer projeto, é fundamental planejar o passo a passo da execução dessa atividade, as etapas a serem seguidas e estabelecer um objetivo claro.
Para que seja possível realizar um bom empreendimento, atingindo as expectativas desejadas, é preciso que haja instruções que o guie ao decorrer de todo o processo; quanto mais detalhadas forem essas orientações, maior será a chance de alcançar os objetivos desejados.
Podemos obter tal organização através do Briefing.
Não sabe o que é? Nós contamos para você!
O que é Briefing?
O desenvolvimento de um projeto tem início a partir de uma ideia. Esta, por sua vez, deve estar demarcada por um grupo de exigências que propõe a base da criação ou expansão de um produto ou marca.
O Briefing é a reunião de dados que possibilita a melhor compreensão e definição das necessidades dos seus clientes, diminuindo as chances de erro.
Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela age, o público alvo e os seus objetivos com o projeto.
Assim, os envolvidos terão um encaminhamento mais claro para a execução dos seus trabalhos e planos de ação.
Saber como montar o Briefing de uma empresa é muito importante, sabendo que este determina a conexão entre o grupo de trabalho e o cliente.
Por que o Briefing é tão importante?
Assertividade
Quanto mais conhecimento você possui sobre a empresa, o público-alvo, o mercado e sobre os objetivos, é possível ser mais assertivo na tomada de decisões para atingir os resultados esperados.
Ou seja, o briefing é importante para que se consiga atender às expectativas de maneira mais precisa.
Organização
O briefing é relevante para a organização de um trabalho pois ele engloba em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto.
O seu conteúdo pode ser dividido por equipe. Assim, os times de planejamento saberão quais são as principais informações e como cumprir o seu papel para chegar ao resultado final.
Direcionamento
Como analisamos anteriormente, o Briefing servirá de documento guia para as equipes envolvidas no projeto.
Sendo assim, sua importância está em direcionar as ações e evitar que os implicados na execução se percam no meio do caminho e acabem perdendo tempo e demais recursos com atividades menos importantes ou até mesmo não necessárias.
Passo a passo para fazer um Briefing Completo
1. Dados sobre a Empresa
Procure reunir informações relevantes que retratam a atual situação da empresa. Exemplo:
• Histórico da empresa;
• Posicionamento da marca;
• Faturamento
• Políticas internas e externas;
• Atual e potencial dimensão da marca.
2. Informações sobre o produto
Nesta etapa é importante definir as características do seu produto e todas as ferramentas necessárias para produzi-lo.
• Nome e características;
• Capacidade de produção;
• Diferenciais;
• Produção;
• Distribuição;
• Prós e contras;
• Percepção do mercado sob o produto;
• Custo e rentabilidade do produto.
3. Público-alvo
Para obter um bom retorno é necessário estabelecer qual o público-alvo que deseja atingir com seus produtos e serviços, sendo assim, é importante se questionar das seguintes questões:
• Faixa etária;
• Classe Social;
• Hábitos de consumo;
• Localização;
• Profissão.
4. Dados sobre mercado de atuação
Essa etapa consiste na análise do mercado atual e na possível influência que pode refletir no consumo do seu produto ou serviço.
• Tamanho atual do mercado e sua influência;
• Parcela do mercado atual dominada por sua empresa;
• Evolução do mercado nos últimos anos;
• Influências sob a dinâmica do mercado (política, econômica, ambiental);
• Há sazonalidade?
5. Informações sobre a concorrência
Se está afim de obter sucesso em vendas, é importante analisar a situação de seus concorrentes no mercado atual. Sendo assim, atente-se as seguintes questões:
• Concorrentes diretos e indiretos;
• Política de preço adotada pelos concorrentes;
• Estratégias de Marketing utilizadas pelos concorrentes;
• Postura dos concorrentes perante ao mercado.
6. Definição dos objetivos
Nada é feito com excelência se não tivermos foco! Nesta parte do Briefing você precisará definir e esclarecer quais são seus objetivos, como por exemplo:
• Reforçar imagem da marca;
• Lançar novo produto ou serviço;
• Intensificar as vendas;
• Aumentar participação no mercado.
7. Definição do Orçamento
Para realizar um projeto até o final, é necessário fazer um planejamento financeiro. Nesta etapa você deverá calcular os possíveis riscos e definir seu orçamento.
• Verba disponível;
• Limite orçamentário;
• Cálculo de riscos.
8. Definição do cronograma
Por último, mas não menos importante, a definição dos prazos.
• Prazo de início;
• Prazo de finalização;
• Etapas urgentes a serem executadas primeiro;
• Tempo necessário para entrega de cada etapa.
O propósito de um briefing é passar informações relevantes para seus clientes, parceiros e áreas internas. Obtenha o máximo de informações possíveis, mas lembre-se de manter o foco em seus objetivos.
No universo de uma gráfica as principais aplicações do briefing se resumem a saber as características do produto desejado e posteriormente apurar todos os aspectos da personalização desejada da parte do cliente, seja para a realização de um ítem de papelaria personalizada a um presente personalizado.
Agora que você sabe a importância do briefing de projeto, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre?
Bom artigo este é um assunto que é sempre bom ver o máximo de pontos de vista, especialmente porque cada empresa interage uma determinada maneira.