O EFEITO MOIRÉ NA IMPRESSÃO GRÁFICA
A impressão profissional garante uma qualidade maior em comparação às reproduções feitas em casa. Para isto, todo o processo é executado com cuidado, desde a preparação, durante a impressão e até depois.
Enquanto esses processos são realizados, é comum ver o que o que chamam de Efeito Moiré, um padrão ondulado que aparece em cima das imagens e que podem ser suavizadas e controladas, desde que seja tratado com os cuidados necessários.
O aparecimento destes traços mostra como a imagem é formada no papel através de pontos. O número de linhas de uma imagem dentro de um espaço em centímetros ou polegadas, mais conhecido como literatura, pode ser responsável por alterar o tamanho destes pontos.
Este tipo de padrão aparece com frequência, no entanto, quanto menor for o ponto e maior a quantidade de pontos por linha, é mais difícil notar o efeito na imagem, sendo necessária a utilização de uma lupa conta-fios para a visualização deste detalhe.
Uma forma de indicar a existência da ilusão de ótica é a angulação dos pontos.
O Efeito Moiré acontece pela interferência entre dois padrões na captação por aparelhos digitais: o padrão do motivo da imagem e o padrão normal proporcionado pelos pixels do sensor de imagem.
Esta interferência acaba derivando o efeito ondulado produzido em imagens digitalizadas ou capturadas por câmeras digitais. Normalmente, este efeito aparece na pele, nos cabelos, tecidos e todos os tipos de imagens com detalhes que frequentemente se repetem.
Como evitar o Efeito Moiré?
Para evitar o Efeito Moiré, cada cor tem uma angulação definida dentro da escala de cores subtrativas composta pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.
Ao escanear uma imagem, recomenda-se utilizar a imagem original, e não uma cópia. Dessa forma evita-se perder grande parte da qualidade, e evita-se o aparecimento de um Efeito Moiré perceptível.
Atualmente, é possível utilizar softwares avançados para evitar a aparição de um efeito muito perceptível, entretanto, com um baixo aproveitamento.
Uma forma mais simples e eficiente em grande parte dos casos de lidar com o Efeito Moiré é utilizando o Photoshop. Entretanto, a melhor opção é sempre evitar a necessidade de lidar com este problema.
Para isso, basta escolher uma gráfica de confiança que realize um trabalho de qualidade.