Marketing para psicólogos: dicas e estratégias
O marketing é o conjunto de ações realizadas para agregar valor e desenvolver uma imagem positiva do produto, serviço ou do próprio profissional, com o objetivo de chamar a atenção de consumidores e clientes.
Assim como para diversas áreas, o marketing para psicólogos é uma ferramenta importante para alcançar novos pacientes e desenvolver a imagem do profissional.
Continue lendo para entender como começar, aplicar e unir estratégias on e off para conquistar resultados fantásticos!
Marketing para psicólogos: estratégias, relacionamento e branding
A psicologia clínica é também uma forma de empreender! Além do atendimento, existem várias tarefas necessárias, como fluxo de caixa, agenda e, é claro, o marketing.
Através de ações digitais é possível alcançar novos pacientes, fidelizar os atuais e construir e/ou fortalecer o branding do profissional, ou seja, construir uma imagem marcante por meio de símbolos que se repetem (desde o logotipo até ícones), cores da paleta da identidade visual e até mesmo com o desenvolvimento de conteúdo no qual o profissional aparece – em vídeo, foto, lives, etc.
Com a criação de conteúdo relevante nas redes sociais, o branding é construído e passa a despertar sensações, conexões (conscientes e inconscientes) para que o profissional seja lembrado pelo novo possível paciente, assim gerando contatos.
Como é uma profissão que envolve assuntos delicados, sutis e sensíveis, o conteúdo feito para as redes deve seguir essa linha, mantendo a ética, o profissionalismo e a empatia.
Dicas de como lidar com determinadas situações, explicações do por que sentimos certas sensações, frases inspiradoras e acolhedoras, por exemplo, são excelentes conteúdos que aproximam o público e geram compartilhamento (logo, novos seguidores e possíveis pacientes).
Além das redes, investir em um site profissional para ser encontrado no Google é importante, já que é uma ferramenta de fácil acesso. No site, é também possível usar o blog para desenvolver conteúdos maiores – muito interessante para psicólogos!
Esteja atento! O profissional da área deve consultar as normas do Conselho Federal de Psicologia e o código de ética do psicólogo para não violar regras referentes à publicidade e autopromoção online.
Branding e marketing promocional na estratégia off-line: planejamento de sucesso
Quando falamos em construção de branding e desenvolvimento da imagem do profissional no digital, é crucial incluir o planejamento off-line através de materiais gráficos.
Ao ver e/ou receber materiais de alta qualidade com a mesma identidade visual, o paciente não apenas grava consciente e inconscientemente a marca do profissional como também percebe a atenção e o cuidado, o que gera ainda mais conexão e valorização.
O marketing promocional é o que atinge o consumidor (nesse caso, paciente) diretamente, seja através de cartões de visita e até mesmo da visualização do adesivo, placa ou outra sinalização do local de atendimento.
Com a inclusão desses e outros materiais como panfletos, agendas e carimbos, a indicação de paciente para familiares e amigos (o “boca a boca”) é facilitada e garante uma primeira boa impressão.
É possível, também, personalizar brindes para os pacientes em datas comemorativas, desenvolvendo um relacionamento.
Além disso, ao investir em marketing digital e promocional através de materiais gráficos o planejamento se torna mais completo e sólido. Assim, os resultados são mais garantidos!
Esperamos que as dicas de marketing para psicólogos tenham sido úteis! Conte com a Gráfica Expanssiva e a Agência i8i para criar materiais gráficos, identidade visual e campanhas para a sua estratégia.