Marketing Human to Human: relacionamento e conexão
Você já reparou em como o marketing muda e se adapta com o passar dos anos? Isso é natural, já que as formas de consumo variam conforme o acesso à informação e as prioridades do momento determinadas pelos consumidores. E se há um formato que veio para ficar, é o Marketing Human to Human.
O H2H (Human to Human) é o marketing focado nas relações pessoais e na conexão entre pessoas, marcas e empresas.
Esse formato surgiu a partir da necessidade de maior proximidade nas relações virtuais, normalmente muito instantâneas, genéricas e rápidas.
Quem demonstrou essa necessidade foram os consumidores que hoje valorizam (e não é pouco!) a humanização, a troca, a conexão e a sensação de pertencimento e amizade acima de relações rápidas e não muito profundas.
Interessante, não é? Continue a leitura para entender mais e aplicar essa estratégia simples – porém poderosa – no seu negócio!
Marketing Human to Human: a importância do relacionamento entre empresas e consumidores
Como o nome sugere, esse viés do marketing foca nas relações humanas, literalmente.
Muito além de campanhas bem estruturadas – importantíssimas -, essa estratégia funciona a partir de algo simples, porém capaz de mudar a percepção de uma empresa, criar um diferencial e se tornar referência.
A ideia é passar a ver os clientes diretamente como pessoas – mesmo que online – e não apenas como seguidores, números e até mesmo metas.
Grande parte das tomadas de decisão são baseadas na emoção, assim como o neuromarketing aplica estratégias com gatilhos mentais que funcionam de maneira inconsciente.
Portanto é natural que com um maior relacionamento, abertura e troca entre marca e consumidor aumentem as chances de consumo, já que os seres humanos são movidos através de sentimentos e valores pessoais como admiração, valorização, empatia, confiança, amizade, carinho, dores, etc.
Estratégias para aplicar o H2H
Como o foco do Marketing Human to Human é estabelecer relações mais próximas e únicas com os consumidores e seguidores, parte desse trabalho se volta para uma atenção maior aos canais da marca.
A ideia é considerar cada interação, pergunta, marcação, avaliação e mensagem como única e ter um atendimento de qualidade que vai tratar cada um de maneira individual, além de criar conteúdos que convidem os consumidores à interagir.
– Mantenha os canais abertos e proponha conversas
Pergunte (usando Call to Action, por exemplo), conte histórias, abra espaços onde os consumidores possam opinar, responder e dividir as suas histórias de maneira confortável. De assuntos sérios e emotivos à mensagens leves para gerar identificação até mesmo memes, tudo é válido.
É importante estar presente em diversos canais, das redes sociais até e-mail, telefone, etc.
– Invista em atendimentos personalizados e ágeis
A humanização anda lado a lado com a identificação. Interagir com o cliente (seja em chat ou redes sociais) de maneira pessoal, com foco no “eu” e até mesmo nome do atendente é muito mais próximo do que falar como marca, por exemplo.
Algumas marcas inclusive dispõem de brand personas, que são personagens criados para gerar maior identificação e amizade, como a Magalu (Magazine Luiza) e o Pinguim do Ponto Frio.
– Unifique a linguagem, seja espontâneo e descomplicado
Unificar a linguagem é ter uma “maneira” de falar/escrever que está presente em todos os canais, até mesmo com bordões e palavras-chave – isso varia de acordo com o público-alvo de cada empresa.
Além disso, ser espontâneo, leve e descomplicado deixa o processo mais natural e amigável.
A maior vantagem dessa comunicação mais próxima e humana é uma tomada de decisão mais rápida, focada nas emoções e sentimentos que muitas vezes aproximam e fazem o cliente comprar de maneira mais rápida e intuitiva.
Além disso, se cria maior confiança na marca – que deixa de ser apenas uma marca e se torna uma presença próxima nas redes sociais do consumidor ou através de um bom atendimento via chat, já que ele valoriza a experiência e um tratamento mais individual e direto.
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