História e Evolução da Publicidade e Propaganda
Os passos marcantes da publicidade e propaganda ao longo do tempo.
Entenda seu nascimento, e reflita sobre a oportunidade da utilização, ou o instinto nato pela comunicação.
Marcos da Publicidade e Propaganda no Passado
Assim como as demais profissões do mercado, sempre há a grande dúvida: mas quando teve início a profissão de publicidade e propaganda? Uma necessidade, ou apenas uma brecha de oportunidade?
Há relatos históricos do papel da publicidade desde a antiguidade clássica. Os egípcios já utilizavam de tais técnicas para estimular suas vendas através da utilização de papel (papiros), com propagandas através de anúncios em cartazes. Podemos citar ainda os primórdios da civilização, com pinturas feitas em rochedos, muralhas e afins.
É interessante ressaltar que as técnicas eram utilizadas pela necessidade de comunicação e alcance do público consumidor, tal técnica que teve início instintivamente e atualmente é tão elaborada que até mesmo os psicólogos auxiliam na produção de material de publicidade, de acordo com a tendência cultural e estilo de vida da população.
Focando diretamente na necessidade de estimular as vendas, é relatado existência de propaganda em jornais ingleses no primórdio de sua utilização.
Tal utilização sendo focada na oportunidade de utilização de um veículo de comunicação para chamar a atenção dos consumidores.
Um fato curioso neste início de utilização de publicidade e propaganda em jornais, era a falta de ética dos anunciantes. Era comum propagandas falsas, não havia nenhuma regulamentação. Partindo então da necessidade de evitar transtornos nos veículos de comunicação da época, teve início o processo de regulamentação das campanhas publicitárias.
Neste ponto, já podemos observar que a necessidade de metodologias e treinamento da utilização dos meios de comunicação era necessária, sendo assim, havia também da necessidade de profissionais capacitados em chamar a atenção do público, passar uma ideia ou pensamento, para forçar a memorização de uma oportunidade ao cliente e ter o poder de persuasão para convencer seu nicho de mercado na aquisição de bens e serviços.
Porém, foi necessário ainda quase 2 séculos para a organização de tais pensamentos e o início das agências de publicidade e propaganda.
A publicidade e propaganda e a valorização do público feminino
Na virada do século XIX as mulheres ainda tinham poucas oportunidades de trabalho devido ao perfil cultural da época, porém a carreira de publicidade e propaganda era uma das possibilidades.
Houve então uma grande sacada das agências: as mulheres eram responsáveis por maior parte das compras da família, por que não explorar o papel relevante da mesma afim de cativar este mercado? Este pensamento foi fundamental na valorização das habilidades femininas nos processos criativos afim de ganhar o mercado.
Um fato curioso sobre o papel das mulheres nas agências publicitárias foi na criação da primeira propaganda com certo apelo sexual. A propaganda era de um sabonete facial, e tinha a seguinte mensagem: “A pele que você ama tocar“. Esta propaganda era apresentada com um casal e vinha seguida da mensagem acima.
Obviamente que para a cultura atual, seria uma propaganda inocente, porém para a época seria um avanço na utilização da sexualidade como ferramenta publicitária.
As Agências de Publicidade: áreas de atuação e o papel da Internet
As agências de publicidade são responsáveis por todo o processo de planejamento, criação e veiculação de ações publicitárias. Tais atividades ocorrem com um modelo: dividir para conquistar! Este pensamento é a base da divisão de tarefas e a união de esforços de vários profissionais para concretizar o início e fim de uma ideia.
As agências possuem alguns profissionais “excêntricos” que são os profissionais criativos, responsável pela ideia que irá alavancar um produto e serviço de forma estratégica e bem pensada. A seguir, segue a estrutura básica de funcionamento de uma agência, desde o início com o contato com o cliente, até o fim do projeto, com a produção da Ação publicitária:
Contato/Atendimento: tem grande responsabilidade pois é o elo de ligação entre o cliente e a agência. Este profissional deve possuir grande entendimento da metodologia e processo interno da agência e transparecer de forma simples e objetiva.
Planejamento de Mídia: é responsável pela estratégia de abordagem afim de atingir o máximo de resultado com o mínimo de investimento. Responsável por focar no público alvo de forma satisfatória, entendendo o nicho de mercado.
Planejamento/Comunicação: A equipe de planejamento é responsável em reunir os objetivos e traçar as metas. É imprescindível o conhecimento de todos os passos do projeto, da sociedade, da cultura, além do perfil do público alvo.
Departamento de Criação: a base criativa da agência e das campanhas publicitárias. Este departamento cuida não só das boas idéias das campanhas, mas também de todo o aspecto visual das mesmas, é composta pela aliança entre a equipe de arte e os redatores.
Produção Convencional: é responsável pela parte operacional de contato com mão-de-obra, fornecedores, etc. É segmentada pela produção gráfica, e também pela produção eletrônica.
Produção Web, ou produção on-line: a grande expansão da internet como meio de comunicação é uma crescente oportunidade de campanhas, sobretudo as famosas campanhas virais. Este departamento novo e ainda não corretamente formalizado ganha cada vez mais espaço.
Uma grande vantagem da utilização de campanhas on-line, é a possibilidade de mensuração de resultados devido as ferramentas de diagnóstico de visitas disponíveis, sendo possível segmentação por cidades e regiões.
A carreira de publicidade e propaganda é muito dinâmica e traz grande valorização pessoal ao profissional por ter a possibilidade de ver seu trabalho exposto, e colher os frutos do mesmo.
Uma característica é a velocidade de retorno dos resultados, pois as campanhas muitas vezes utilizam os meios de comunicação mais populares, garantindo grande visibilidade.
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