Envio Correto de Arquivos com Curvas e Vetores para Impressão.
Você sabe o que são curvas e vetores?
Muito provavelmente você já se deparou com alguma dessas expressões: “transforma as fontes em curva”, “vetoriza” e aí, bom, aí o desespero bate, não é mesmo?
Mas calma! Depois de ler esse post, suas dúvidas vão acabar, confira e entenda um pouco mais sobre o universo da impressão.
CURVAS
“Transformar em curvas” (ou outline) é o ato de transformar textos para desenhos vetoriais, possibilitando que, ao abrir o arquivo em outro computador, não seja necessário instalar as fontes utilizadas.
Mas como fazer isso? Calma! Se você não tem muita experiência com softwares que fazem isso como corelDRAW e ilustrator, não precisa se preocupar.
Leia Também:
Impressão na gráfica online – Dicas práticas
Porque as cores de impressão variam?
10 dicas básicas para se trabalhar melhor
TRANSFORMANDO FONTES EM CURVAS
Para transformar um texto em curva você precisa fazer um movimento, literalmente. Quem trabalha no Corel vai clicar com o botão direito em cima do texto > converter em curvas (CTRL + Q); já quem prefere o Illustrator vai clicar com o botão direito em cima do texto > create outlines (SHIFT + CTRL + O). Mais fácil impossível, não é mesmo?
Ah, a dica aqui é sempre salvar um arquivo normal e um em curvas, pois uma vez convertido, não será possível editá-lo, tampouco voltar ao estado antigo. Então muita atenção no processo!
VETORES
Os vetores são imagens que surgem de um objeto, ou seja, curvas, círculos, quadrados, textos etc – e podem ser redimensionados sem perder a qualidade.
Estes objetos também podem ser separados, por exemplo, se existe um vetor de cachorro, você poderá separar o corpo da cabeça, dos olhos, e por aí vai.
Vale lembrar que é sempre importante agrupar o conjunto dos vetores, ok?
Assim você não corre o risco de querer movimentar uma parte e acabar clicando em um objeto específico.