Dicas: Aplicando fontes ao seus impressos.
Quando vamos pensar e desenvolver uma arte para impressão, é normal considerar qual a melhor tipografia a ser utilizada devido à alta importância que ela tem para passar a mensagem certa ao seu público-alvo.
Aquele ditado popular de que “A primeira impressão é a que fica” não poderia ser mais verdadeira e por tal razão, as fontes utilizadas são uma das grandes responsáveis pelo prazer visual do impresso.
O ideal é que a tipografia seja considerada antes mesmo da elaboração de todo o projeto social, identificando prontamente a mensagem que você deseja passar e como você deseja fazer isso.
Para isso, é necessário você responder a seguinte pergunta: O que você quer que seu futuro cliente sinta ao receber o impresso da sua empresa?
Aplicando fontes nos impressos
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que você poderá utilizar nos seus trabalhos, garantindo o resultado que você deseja.
A Medida:
Essa é o comprimento que uma linha de texto deverá ter aos olhos do leitor, quando as linhas são longas demais elas acabam tomando muito mais tempo, tornando o assunto cansativo e desinteressante. Assim, eles acabam interrompendo antes mesmo de terminar de ler.
Para facilitar: o objetivo é incentivar a leitura, sendo ela composta por 40 (mínimo) e 80 (máximo) caracteres, contando inclusive com os espaços.
O Espaçamento
O espaço entre as linhas do seu texto é de suma importância para que ele seja considerado legível. Linhas que possuem o espaçamento correto facilitam a leitura, deixando ela mais harmônica e fácil de ser reproduzida.
Para facilitar: procure trabalhar usando tonalidades de cores, equilibrando o seu impresso visualmente. Por fim, lembre-se que o espaçamento adequado depende de outros fatores, como o peso, o tamanho e a letra considerando sempre o material para o qual esta sendo aplicado o layout por exemplo em alguns casos como um cartão de visita que é bem pequeno, será necessário observar com muita atenção.
O Alinhamento
Para dar sequência ao ritmo de leitura, é essencial que você tenha alinhamento. Para as chamadas “informações de contato”, prefira utilizar apenas dois tipos, no máximo. Se você tem mais escrito no seu impresso, procure utilizar o alinhamento justificado.
Sobre Órfãos e viúvas
Para quem não sabe, a viúva é uma linha curta, muitas vezes composta por apenas uma palavra que fica no final do parágrafo. Já o órfão é uma linha ou palavra curta que fica no início ou no final de uma coluna, ficando separado do restante. Em ambos os casos, a leitura ficará interrompida.
Para facilitar: para evitar isso, basta fazer ajustes no tamanho das letras, no espaçamento ou inserir a quebra de linhas.
O importante é que seu texto fique agradável para ler, chamando a atenção de quem realmente importa: o seu público-alvo.