Como montar um bom cardápio para restaurante ou lanchonetes?

Quais atributos deve ter um cardápio para restaurante ou lanchonete? Quem é do ramo não terá dificuldade para responder a essa pergunta. Um cardápio para restaurante precisa ser resistente, bem planejado, funcional, personalizado e ter ótima apresentação.

Vamos falar um pouco de cada um desses atributos para evidenciarmos a importância da presença de cada um deles no produto final?

Como montar um bom cardápio para restaurante ou lanchonetes?
Cardápios Personalizados para Restaurantes

Resistência

Quando se trata de cardápios, resistência é economia. Quantas coisas você conhece que são mais manuseadas no dia a dia do que um cardápio? Possivelmente, o teclado do seu smartphone. Volante, acelerador, embreagem e alavanca de marcha de veículos de transporte de carga e passageiros? Talvez.

Sobre os veículos, não é por outra razão que essas engrenagens precisam passar por revisão regularmente. A razão para isso é o desgaste trazido pelo manuseio. Você leva o carro à oficina e pede para fazer a regulagem. Pronto, está solucionado o problema.

Já com relação ao cardápio, quando ele perde a funcionalidade a única solução é trocar. Não por outra razão, você, que é dono de restaurante, lanchonete, hamburgueria, pizzaria, bistrô, hotel, cafeteria, casa de show ou boate deve se preocupar com a resistência do material ao desgaste causado pelo manuseio sistemático do cardápio.

Uma boa sugestão são os cardápios de plastificação dura. A alta resistência desse tipo de material não exclui a qualidade visual, realçada pelo brilho que ele produz.

Bom planejamento e funcionalidade

O que é um bom planejamento para um cardápio, se não você se colocar no lugar do cliente?

Quando o seu cliente manuseia um cardápio, tudo que ele espera é funcionalidade. O cardápio serve, afinal, para orientar o cliente, auxiliá-lo na escolha dos itens que pretende consumir. Existe ainda uma complementação muito bacana que você pode fazer que são os displays de mesa personalizados.

É muito importante, portanto, que o seu cardápio seja planejado para ser funcional. Isso significa facilidade de identificar os pratos, bebidas e sobremesas. Você precisa, sobretudo, cuidar da escaneabilidade do seu cardápio.

Escaneabilidade é um atributo relacionado ao conforto que uma pessoa tem ao fazer uma leitura.

O benefício da boa escaneabilidade é que o cliente encontre com facilidade o que procura.

Para ter esse atributo é recomendável que você não concentre muitas informações na mesma página e use imagens ilustrativas para tornar a leitura mais agradável.

Evite letras pequenas, daquele tipo que o cliente que tem alguma deficiência visual precisa pedir auxílio ao garçom para ler.

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Personalização

Esse item acaba sendo ignorado por alguns estabelecimentos, o que é um erro. Lembre-se de que desde o momento em que entra em seu restaurante o cliente está vivendo uma experiência com a sua marca.

Sendo assim, é mandatório que o cardápio siga a identidade visual da marca, seja nas cores, seja nos símbolos que remetem à mesma. É mais ou menos o mesmo que dizer que quando você entra em uma unidade do Habibs e pega o cardápio, você sabe que está manuseando o cardápio do Habibs e não de outra lanchonete.

Personalizar o cardápio é cuidar da experiência do cliente e ajudar a estreitar a afinidade do mesmo com a sua marca. Lembre-se de que a sua marca deve estar presente em todos os detalhes, do cardápio à cor da gravata do garçom.

Na hora de escolher o cardápio do seu estabelecimento, não abra mão de uma gráfica que esteja capacitada para entregar um produto personalizado, que tenha múltiplas opções quanto a tamanho, material, corte e acabamento. Faça questão de que todos os elementos de sua marca estejam presentes.

Um aspecto da personalização a que nos referimos é o alinhamento do cardápio com a proposta de valor do restaurante. Se ele vende sofisticação, o cardápio tem que transmitir esse valor. Caso você tenha uma marca voltada para o público infantil, como é o caso do McDonald’s, ele deve transmitir esse conceito.

Se você entrega alimentação natural, talvez o mais indicado seja que você use em seu cardápio cores que traduzam leveza e imagens que indiquem alimentação saudável, você pode ainda gerar uma maior atração para estes produtos através de banners grandes com imagens bem destacadas.

Ficou claro? É uma questão de transmitir a personalidade e a proposta de valor da sua marca em cada detalhe.

Apresentação

A personalização é parte da apresentação, mas esse atributo não se resume só a isso. Em primeiro lugar, se o seu cardápio está desgastado, se não proporciona uma boa apresentação do que tem de mais importante em um restaurante ou lanchonete, que é o menu, troque urgentemente, porque tudo que não queremos passar é uma imagem de desleixo.

O cliente vai olhar para um cardápio em mal estado de conservação e vai pensar em como é tratado o
preparo dos alimentos que ele vai consumir, não vai?

Capriche no visual e use um material que sugira qualidade e cuidado com a experiência do cliente. Pense no cardápio como a embalagem do seu produto. O que se espera de uma embalagem? Que ela seja sugestiva, atraente e que transmita uma ideia satisfatória do produto que está dentro dela. Espera-se que ela seja informativa e clara.

Os cardápios de laminação brilho são ótimas opções se você está pensando em resultado de impressão e acabamento. O Laminação Bopp Brilho, além de ajudar a proteger o papel, confere ao cardápio um aspecto brilhoso.

O cardápio de laminação fosca, muito utilizado por restaurantes, caracteriza-se por um acabamento com aspecto fosco, que transmite elegância e sofisticação.

Uma boa opção são os cardápios duplados, que apresentam altas gramaturas, que conferem qualidade superior ao produto.

Você pode encontrar todas essas opções na Gráfica expanSSiva. Temos variedade de opções quanto a tamanho, material e forma. Nosso portfólio de cardápios é dividido por tipo de estabelecimento, seja um restaurante, hotel, lanchonete, motel, pastelaria, um sushi bar, um bar ou uma boate.

Você pode, caso deseje, solicitar um orçamento. Será uma boa oportunidade de experimentar o nosso atendimento, que é totalmente focado em venda consultiva e sucesso do cliente.

Encante o cliente

Para concluir e reforçar o conceito, é sensato perceber o cardápio como parte de um ritual de encantamento.

Tudo em um estabelecimento comercial deve contribuir para seduzir, encantar e fidelizar clientes. Quem trabalha com restaurantes, hotéis, lanchonetes, pastelarias, cafeterias e outros estabelecimentos do gênero, sabe da importância de fidelizar clientes.

Um cardápio não vai fazer o serviço sozinho. Ele é apenas mais um requisito em um processo que envolve o atendimento, o ambiente, o conforto e a qualidade dos itens servidos. Portanto, cuide bem de todos esses requisitos para o seu cliente ter vontade de voltar.

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