Advogado autônomo – Como começar a carreira
Para ser um advogado autônomo é necessário ter acima de tudo estratégia, evitar erros iniciais para conseguir ter sucesso.
E sendo assim preparamos este artigo para orientar você que é recém formado em advocacia e quer começar a exercer a profissão.
Para conseguir ter carreira promissora como advogado autônomo é preciso enfrentar alguns obstáculos, desafios e sacrifícios no durante o seu trajeto.
No entanto, é preciso saber como trilhar este caminho para obter resultados extraordinários.
De certo a carreira jurídica exige uma grande responsabilidade e também apego forte e excessivo às ideias, resoluções de causas qual abrangem todo o código de direito.
Por onde iniciar como advogado autônomo
Ao iniciar uma carreira de advogado autônomo você precisará ter uma experiência previa como advogado, normalmente você pode obter através de estágios em escritórios de direito.
Muitos escritórios dão a oportunidade de recém formados realizarem tarefas, mesmo que as mais simples.
Mas contudo estas tarefas são importantes como cuidar da organização de documentos, dar informações aos clientes, fazer pesquisas jurisprudenciais e preparar documentos administrativos e petições.
Entretanto, como estagiário você vai somente ganhar a experiência, isso porque normalmente o tempo de permanência neste cargo é bem curto, quanto ao salário este não é tão bem remunerado em coesão com a carga horária de trabalho.
Qual melhor opção para ser autônomo?
Advogado freelancer:
Você pode optar por trabalhar como advogado freelancer por até 2 anos em plataformas digitais e aplicativos ou até mesmo se cadastrar no portal de justiça para fornecer seus serviços.
Mas se tiver a opção de fazer um investimento uma boa opção é abrir um escritório.
Escritório modelo
Para você que tem poucos recursos é importante contar com a opção de escritório modelo fornecido em algumas regiões pela OAB.
Vale lembrar que você ainda terá algumas despesas como a alimentação e transporte.
Escritório próprio como Advogado autônomo
Para abrir um escritório antes de tudo é necessário se atentar a localidade, isso porque de fato um escritório deve ser de sempre de fácil acesso, ou seja bem localizado.
Você pode optar por prédios tradicionais que fiquem próximos a fóruns e tribunais.
Mas você tem ainda a opção de escolher cidades menores, isso porque você terá certamente menos concorrentes diretos.
Para economizar nos custos o ideal é compartilhar o espaço com outros advogados.
O número de advogados pode variar, isso porque o objetivo é conseguir um espaço para todos trabalharem e também ter recursos suficientes para manter o escritório.
Para você conseguir recursos suficientes para pagar o aluguel e outras despesas iniciais, como água, luz e telefone você pode usar o marketing jurídico, veja como fazer.
Também é preciso se atentar com outras despesas como móveis, materiais de informática, equipamento de escritório e arquivos para documentação.
São muitos detalhes pra se pensar, bom pelo menos um dos assuntos mais importantes que é a sua identidade visual, isso podemos tornar mais simples com centenas de ideias criativas para cartões de visita e diversas possibilidades com valor de edição gratuito.
Isso por que através de uma gráfica online você economiza tempo e dinheiro.
Utilize estas técnicas de vendas e técnicas de marketing de relacionamento para conseguir seus primeiros clientes.
Confira diversos outros produtos criativos feitos exclusivamente para advogados.